Clean Code na Prática (Código Limpo)
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Esta curso apresenta o conteúdo do livro “Clean Code” a partir de exemplos práticos em códigos Java e Kotlin de forma a mostrar como os conceitos podem ser aplicados em um software. Se você já sabe a sintaxe de uma linguagem, talves seja a hora de realmente aprender a desenvolver, pois qualquer um pode fazer um código que o computador entenda, mas é difícil faezr um código que seres humanos entendam.
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1O que esperar deste cursoVídeo Aula
Apresentação do conteúdo e detalhes do curso
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2Código Ruim e Código BomVídeo Aula
Questões sobre qualidade de código e o impacto nos projetos
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3Filosofia "Clean Code"Vídeo Aula
Apresentação da filosofia geral sobre clean code focado especialmente na questão comportamental do desenvolvedor
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4Apresentação da Parte 2Vídeo Aula
Apresentação da parte 2 do curso
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5DDD: Negócio ao CódigoVídeo Aula
A importância de separar o código de negócio das demais partes do software
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6Linguagem OnipresenteVídeo Aula
Introdução à linguagem Ubiqua e a importância de um vocabulário único no negócio e no código fonte
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7Princípio da Responsabilidade Única (SRP)Vídeo Aula
Apresentação do princípio da responsabilidade única
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8Princípio da Não Repetição (DRY)Vídeo Aula
Apresentação do princípio da não repetição
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9Indireção ou DelegaçãoVídeo Aula
Análise sobre a delegação de responsabilidades entre unidades de código
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10Lei de Demeter (Princípio do Menor Conhecimento)Vídeo Aula
Apresentação da lei de Demeter também conhecida como princípio do menor conhecimento
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11Acoplamento e CoesãoVídeo Aula
Análise sobre a relação entre acoplamento e coesão entre unidades de código e dentro de uma classe
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12ImutabilidadeVídeo Aula
A importância da imutabilidade na simplificação de escrita e leitura de código além das questões de paralelismo
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13Funções Puras (em Orientação a Objetos)Vídeo Aula
Apresentão de funções puras usadas junto com orientação a objetos
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14Testes de Unidade TempestivosVídeo Aula
A importância de fazer testes de forma tempestiva para ajudar a melhorar o código principal
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15Refatoração TempestivaVídeo Aula
A importância de fazer refatoração quando o problema apresenta mudança
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16As 4 Regras da SimplicidadeVídeo Aula
Apresentação das quatro regras da simplicidade apresentadas por Ketn Beck
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17Revisão dos ConceitosVídeo Aula
Visão geral e relação entre os conceitos apresentados
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18Apresentação da parte 3Vídeo Aula
Descrição de como será conduzida a terceira parte do curso. O código fonte usado nas aulas a seguir estar em: https://github.com/refactown/cleancode
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19Código Limpo (Visão Geral)Vídeo Aula
Apresentação da visão geral de "Clean Code" e demonstração de vários conceitos em exemplos de código
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20Nomes SignificativosVídeo Aula
Aula com exemplos práticos baseada no capítulo 2 do livro
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21ComentáriosVídeo Aula
Aula com exemplos práticos baseada no capítulo 4 do livro
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22FormataçãoVídeo Aula
Aula com exemplos práticos baseada no capítulo 5 do livro
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23FunçõesVídeo Aula
Aula com exemplos práticos baseada no capítulo 3 do livro
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24Objetos e Estruturas de DadosVídeo Aula
Aula sobre a diferença entre classes que representam estruturas de dados e outras que dão origem a objetos no conceito clássico de OO - baseado no capítulo 6
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25Tratamento de ErroVídeo Aula
Aula sobre as melhores práticas no tratamento de exceções - baseado no capítulo 7
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26Fronteiras (Limites)Vídeo Aula
Aula sobre fronteiras entre camadas e partes distintas de um software, melhorando o acoplamento - baseado no capítulo 8
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27Testes de UnidadeVídeo Aula
Aula sobre testes tempestivos e uma demonstração de prática de uso de TDD - - baseado no capítulo 9
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28ClassesVídeo Aula
Análise e formulação de um modelo de classes que modela o problema do jogo "Pedra, Tesoura e Papel" - baseado no capítulo 10
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29Sistemas ComplexosVídeo Aula
Avaliação do uso de separação de preocupações para gerar um código mais limpo e fácil de ser entendido - baseado no capítulo 11
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30SimplicidadeVídeo Aula
Avaliação geral dos conceitos vistos até então e relacionados com as quatro regras da simplicidade - - baseado no capítulo 12
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31Refatorando o cálculo do prêmio - parte 1Vídeo Aula
Primeira parte da refatoração do método de cálculo de prêmio da mega sena
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32Refatorando o cálculo do prêmio - parte 2Vídeo Aula
Segunda parte da refatoração do método de cálculo de prêmio da mega sena
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33Avaliando a cobertura de testesVídeo Aula
Vídeo para demonstrar a cobertura do método após a criação de testes de unidade
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34Criando uma classe para representar a "Aposta"Vídeo Aula
Análise e criação de uma classe específica para representar uma aposta, fazendo a solução procedural ganhar mais um elemento de alto nível (classe).
