Como fazer Metodologias Ágeis – Scrum e Kanban na Prática
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Apresentação:
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Curso produzido pela Faculdade VINCIT com 17 aulas e duração total mais de 3 horas.
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Além das aulas você terá acesso a um E-Book do curso e material extra!
Conteúdo do curso:
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Princípios ágeis.
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Manifesto Ágil.
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Os doze princípios.
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Scrum.
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Dono do produto / Product Owner (PO).
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Scrum Master (SM).
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Equipe de Desenvolvimento.
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Artefatos.
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Backlog do produto / product backlog.
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Backlog do Sprint / Sprint backlog.
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Cerimônias.
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FDD – Featrue Driven Development.
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DMA – Desenvolver um modelo abrangente.
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CLF – Construir a lista de funcionalidades.
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PPF – Planejar por funcionalidade.
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DPF – Detalhar por funcionalidade.
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CPF – Construir por Funcionalidade.
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OpenUP.
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Ciclo de vida da iteração.
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Kanban.
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Diagrama de fluxo cumulativo (Cumulative Flow Diagram).
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Lead time.
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Tempo de ciclo.
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Throughput.
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Índice de defeitos.
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Lean.
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Agilidade na codificação – eXtreme Programming (XP).
Descrição:
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Quando trabalhamos com mentalidade Lean dizemos que as atividades que não geram valor para o negócio ou projeto são eliminadas. O Lean foi originado na sua maior proporção na Toyota, “Manufatura Enxuta” e é composta pelos seguintes princípios: Identificar o valor, mapear o fluxo de valor, criar o fluxo de valor contínuo, produção puxada e melhoria contínua.
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O Lean é centrado no cliente e podemos entender que essa relação é baseada em consistência e durabilidade da sua força. Quanto maior o laço com o cliente mais sustentável será o negócio ou projeto.
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Ao se falar de ágil ou agilidade entendemos que é composto por uma série de valores que tiveram sua origem no manifesto ágil. Tal manifesto teve origem no desenvolvimento de software e é uma contraposição ao desenvolvimento tradicional ou como chamamos de cascata. A agilidade enquanto mentalidade é baseada em pessoas e sustenta seus relacionamentos e possui ciclos curtos de entrega, priorizando a qualidade e a transparência do que está sendo desenvolvido.
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Lean e ágil são totalmente conectados, pois promovem uma mentalidade diferenciada na organização, fundamentando uma cultura necessária e possibilitam entregas que tem relação direta com valor. Juntas possibilitam flexibilidade e adaptabilidade a qualquer segmento ou empresa.
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Quando exploramos mais afundo a definição de agilidade podemos entender uma capacidade de adaptação a mudanças constantes em um mundo onde chamamos de VUCA.
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Quando estamos estudando tendências, comportamento do consumidor, mudanças que ocorrem nas mudanças do que chamamos de “Business Mindset”, processo esse que é a capacidade do negócio em mudar e adaptar seus posicionamentos e fatores ambientais e culturais da organização em busca de fazer parte desse novo mundo baseado num pensamento complexo.
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É inevitável nesse modelo encontrarmos erros pelo caminho, porém vivemos um conceito muito forte de gestão empírica, que é a aquela onde aprendemos fazendo, seja no erro, no acerto, porém é produzido aprendizagem, variabilidade e principalmente a adaptação a todo processo de inovação diária ao qual estamos situados.
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Vale nesse momento lembrarmos do acrônimo V.U.C.A (volátil, incerto, complexo e ambíguo), que hoje em dia é muito falado em contexto de agilidade, mas foi um termo introduzido pelo Exército Norte-Americano, mais precisamente United States Army War College.
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As empresas que implementam ou mudam a forma de pensar para um modelo de agilidade buscam entender o comportamento dos seus clientes, prever novas tendências, buscar uma simplificação do trabalho que é realidade no presente, buscam a capacidade de se adaptar a mudanças e se posicionam de maneira mais assertiva no mundo VUCA, com a geração de dados e compreensão e utilização para tomadas de decisão.
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Uma empresa ágil possibilita as pessoas uma capacidade de aceleração e possuir papeis como Agile Coach é importante para possibilitar manter firme o propósito fazendo com que a empresa busque sua sobrevivência, crescimento e potencial inovador.
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Estudar Scrum, Kanban e diversos outros métodos é trazer para os times e organizações novas formas e direcionamentos em busca de maximizar valor do negócio.