Curso SEO de Elite: Otimização de sites no Wordpress.
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
O curso de SEO na Udemy “SEO de Elite: Otimização de sites no WordPress” é a chave para desvendar o mundo do Search Engine Optimization (SEO) de forma prática, eficaz e acessível. Se você deseja transformar sua marca em uma referência no seu segmento, atrair leads qualificados e tudo isso sem gastar um centavo em publicidade, este é o curso definitivo para você.
Neste curso abrangente, você mergulhará nas estratégias de SEO, aprendendo a criar e otimizar diversos tipos de conteúdo online. Você dominará as técnicas de SEO on-page, off-page e técnico, permitindo que você impulsione a visibilidade da sua marca em:
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Páginas de Venda de Serviços Locais
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Websites completos para negócios
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Páginas de Captura de Leads
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Blogs
Além disso, desvendaremos os segredos por trás das principais ferramentas e plugins de SEO usados pelos profissionais de marketing digital. Isso permitirá que você atinja o topo dos resultados do Google de forma eficaz.
E não para por aí. Este curso também o capacitará a construir sites de alto desempenho no WordPress, aplicando técnicas avançadas de SEO para garantir máxima velocidade de carregamento. Desde o básico até o avançado, você aprenderá o processo completo de posicionar negócios locais nas primeiras posições do Google, para que sua marca fique no topo. Prepare-se para dominar o SEO e transformar sua presença online!
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8Conhecendo o Wordpress.Vídeo Aula
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9Instalando template.Vídeo Aula
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10Instalando Plugins.Vídeo Aula
Obs:
PODE EXCLUIR AS PÁGINAS QUE NÃO IRÁ UTILIZAR, POIS AINDA NÃO FORAM INDEXADAS NO GOOGLE SEARCH CONSOLE (QUE ENSINO NO CURSO).
PARA PÁGINAS INDEXADAS NO GOOGLE, NÃO EXCLUA! FAÇA O REDIRECT 301.
LISTA DE PLUGINS PARA INSTALAR:
Rank Math
Wordfence
Elementor
All-in-one- security
WP Rocket
Webpexpress
Header Footer
GTM4WP
Plugins para a nova diretriz do Google (EEAT) disponíveis na AULA 19.
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11Fatores de ranqueamento.Vídeo Aula
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12Palavras-chave.Vídeo Aula
[FAÇA CÓPIA DA PLANILHA] PLANILHA DE PROJEÇÃO DE TRÁFEGO:
Ferramenta de pesquisa de palavras:
Keyword Tool
Semrush
Google Planejador de Palavras
Asnwer the Public
Also Asked
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13Linkagem Interna.Vídeo Aula
Checklist Linkagem Interna:
Botão flutuante Whatsapp;
Mínimo de 800 palavras para cada serviço ou produto;
Conteúdos Blog - 10 a 20 textos sobre o assunto principal;
1 backlink para cada post no blog;
Criação e configuração de conta no Google Meu Negócio.
Home: linkar para as 3 últimas postagens e TODOS os serviços;
Páginas Produtos / Serviços: 1 link para a home e para no mínimo 2 produtos/serviços;
Blogposts: 1 link para a home, para 1 serviço e para outros 2 posts do blog;
Menu: Home, Quem somos, Produtos, Blog, Contato;
Footer: Informações da empresa e menu.
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14Heading tags e URL.Vídeo Aula
Heading tags:
As heading tags (H1 - H6) são elementos utilizados para marcar pontos de destaque no conteúdo da página, similar ao que ocorre em capítulos de um livro.
A devida utilização dessas tags auxilia os mecanismos de busca a entenderem melhor o conteúdo, porém, para que isso ocorra, é necessário seguir algumas regras:
Deve existir apenas uma tag H1 por página, que indicará para o Google qual é o termo principal.
A hierarquia das tags deve ser mantida, ou seja, não devemos utilizar essas marcações fora de alguma lógica. Exemplo:
H1 - Tema Principal (Ex: Plataforma Arbo - Soluções Imobiliárias)
H2 - Atividade 1
H2 - Atividade 2
H3 - Descrição 1
H3 - Descrição 2
H3 - Descrição 3
H2 - Atividade 3
H3 - Descrição 4
H4 - Subdescrição 1
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15Title tag e meta description.Vídeo Aula
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16SEO em imagens.Vídeo Aula
Plataforma de compressão:
Squoosh
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17Análise da ConcorrênciaVídeo Aula
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18EEAT.Vídeo Aula
Experience (Experiência)
Expertise (Especialização)
Authoritativeness (Autoridade)
Trust (Confiança)
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19EEAT na PráticaVídeo Aula
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20Core Web Vitals.Vídeo Aula
Sites de análise de velocidade de carregamento:
Speed Vitals
GT Metrix
Page Speed Google
Webpage Test
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21Robots.txt e Sitemap.Vídeo Aula
Exemplo:
User-agent: *
Disallow: /ebooks/confirmacao-ebook-checklist
Disallow: /ebooks/dimob/obrigado
Disallow: /ebooks/obrigado/digitalizacao-imobiliaria
Disallow: /ebooks/obrigado/portais-imoveis
Sitemap: https://empresa.com.br/sitemap.xml
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22Tags canônicas.Vídeo Aula
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23Páginas de erro e Redirect.Vídeo Aula
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24Dados Estruturados.Vídeo Aula
Dados Estruturados.
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25Auditoria Técnica.Vídeo Aula
Google Search Console erros:
Indexação de Páginas
Redirecionamentos
Página com redirecionamento:
Mostra as páginas redirecionadas (301, 302, 307, etc)
Ele encontra redirecionamentos das páginas que estão com conteúdos.
Precisamos verificar qual página deveria estar abrindo e não redirecionando. Fazer a conferência ver se está correto.
Depois de arrumar, clica em detalhes e “iniciar nova validação”
Erro de redirecionamento:
A URL pode ter sido linkada em algum local e está com dois redirecionamentos sem trailling slash.
Extensão: Redirect Path
Noindex e robots.txt
Excluída pela tag “noindex”:
Em algum momento no passado ela estava ativa, porém foi inserida uma tag “no index”. Foi feita uma estratégia de SEO com a estratégia de exclusão de páginas irrelevantes.
Bloqueada pelo robots.txt:
Assim como excluído pelo noindex, é praticamente a mesma coisa! Porém, páginas no robots.txt, nós dizemos ao Google para parar de ler ela.
Indexada, mas bloqueada pelo robots.txt:
Conflitos de informações. Está com a tag “index”, indexando normalmente, mas ela está bloqueada pelo robots.txt. Há um conflito de informações.
Canonical tags
Página alternativa com tag canônica adequada:
Páginas com parâmetros de UTM, ou filtro de categorias. A canônica fica como a página principal.
Cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente:
Existem páginas com conteúdo similar que é melhor que o conteúdo canonizado. O Google vai e indica que o conteúdo similar é melhor e o coloca como canônico.
Temos que analisar se são conteúdos similares e realizar ajustes no conteúdo das páginas.
Problemas de indexação
Rastreada, mas não indexada no momento:
O Google identificou que não faz sentido mostrá-la nas SERPS: Conteúdos sem qualidade, pouca quantidade, urls com UTMs, conteúdos iguais ele indexa uma, etc.
Páginas com parâmetros também estão presentes.
Detectada, mas não indexada no momento:
O Google encontrou a URL, mas ainda não deu tempo de rastreá-la.
Problemas com erros (O Google não gosta de erros da família dos 400):
Não encontrado (404):
Páginas que não foram encontradas pelo Google. Precisamos realizar o redirect 301, ou para conteúdo similar, ou categoria, etc.
Erro soft 404:
Páginas sem conteúdo, mas que apresentam status 200 (conteúdo encontrado).
Páginas de categoria sem produtos por exemplo, ou produto sem estoque etc.
Solução: colocar como noidex (isso se não tiver mais produtos).
Bloqueada devido a acesso proibido (403):
403 - URL proibida. Nós proibimos através de login ou privação no Wordpress, fala que o conteúdo não seja acessível para os mecanismos de busca.
Tipo páginas de negociação, login, etc.
Bloqueada devido a outro problema 4xx:
Não são 404 ou 403. Por exemplo, erro 400 = conteúdo corrompido.
Colocar sempre um disallow no wp-admin.
Erro no servidor (família dos 5xx):
Servidor instável, página corrompida à nível de servidor, etc. No momento que o Google fez o rastreio, pode ser que a página tenha apresentado o erro.
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31Boas práticas de Webdesign.Vídeo Aula
10 BOAS PRÁTICAS NO WORDPRESS:
Apagar temas inativos.
Alterar configurações do Elementor.
Fontes personalizadas:
Fonts Google
Em Elementor > Definições > Avançado > Google Fontes (DESATIVE) Faça o download da fonte.
Não usar espaçamentos desnecessários.
Cada sessão é um bloco de conteúdo.
Configurar guia de estilo com antecedência.
Imagens em Webp (webpexpress.).
Não usar plugins desnecessários.
Copiar estilo de elemento.
Alinhamento de texto à esquerda.
Tamanhos de fonte:
H1 - 64px
H2 - 56px
H3 - 48px
H4 - 40px
H5 - 32px
H6 - 24px
Parágrafo - 18px
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32Cabeçalho, Menu e Rodapé.Vídeo Aula
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33Criação de Páginas.Vídeo Aula
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34Criação de Blog.Vídeo Aula
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35Estratégia para atingir o 1º lugar.Vídeo Aula
COMO CRESCER SEM BACKLINK
TROPICAL AUTHORITY
Não é porque escrevemos sobre algum assunto que nós somos especialistas naquilo.
Temos que estabelecer o E.E.A.T:
Experience
Expertise
Authority
Trust
Primeiro passo:
Descobrir todos os artigos que precisam ser escritos. Tropical Map:
Digamos que queremos ser especialistas no assunto exercícios para ginástica.
Alguns artigos trazem mais benefícios do que outros com o propósito de construir autoridade no assunto.
Então devemos priorizar esse tipo de artigo!!!
Segundo passo:
Ir ao chat GPT e perguntar: Me dê 30 tópicos semanticamente relevantes, mas exclusivos na categoria de: exercícios para ginástica.
Agora podemos perguntar novamente: Me dê 10 ideias de diferentes variações de palavras para “musculação” que atendam uma diferente intenção de pesquisa.
Agora repita isso para os outras 29 palavras da primeira pesquisa.
Terá um MAPA TEMÁTICO de 300 artigos altamente relevantes para o conceito de exercícios de ginástica. E estes são os artigos mais importantes para escrever primeiro.
LINK BAIT CONTENT
Produção de métricas:
Infográficos
Estatísticas
Polêmicas (Por que o supino não tem tantos benefícios como as pessoas pensam)
Calculadoras (Chat GPT pode criar em PHP)
PALAVRAS COM ZERO VOLUME
Podem trazer sim tráfego para nosso website.
15% dos 8 bilhões de pesquisas diárias são novas no Google.
É impossível atribuir volume de pesquisa para todas elas.
As ferramentas nos mostram volume ZERO de pesquisa e nós entendemos que são palavras ruins.
Chat GPT:
Me dê 10 palavras com baixo volume de busca sobre musculação.
OTIMIZAÇÃO PERFEITA DE ARTIGO:
2000 a 3000 palavras;
Infográficos;
Sumário;
Estudos;
Estatísticas;
Imagens e vídeos;
Descrição e tag title atraentes;
H1 e H2 com palavras-chave;
Responder todas as dúvidas dos usuários;
Confira os primeiros 3 artigos e faça melhor.
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36Organização de Categorias.Vídeo Aula
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37O Blogpost perfeito.Vídeo Aula
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38Criando um blogpost do zero.Vídeo Aula
PROMPT PARA CRIAR CONTEÚDO NO CHAT GPT:
Escrita 100% humanizada e autêntica, conteudo único, extenso e detalhado, focando em aspectos específicos e aprofundados do tema abordado, como um especialista no assunto. Garantir os detalhes dos assuntos relevantes.
1. O título principal (H1) será limitado a 8 palavras, focando em trazer uma pergunta ou utilizando numeros, pois converte melhor.
2. Utilize uma meta description atraente.
3. Apos o titulo terá um (H2) também serão limitados a 8 palavras, mantendo coerência e relevância com o conteúdo principal.
4. Após os subtítulos H2, todos os cabeçalhos subsequentes serão formatados como H2 ou H3, seguindo a mesma lógica de concisão e relevância.
5. O conteúdo precisa ter mais de 1.500 palavras. Com a palavra-chave primária em negrito, usar palavras de transição sempre que possivel, e uma densidade de palavras-chave principal de cerca de 2%. Tenha uma abordagem minuciosa e completa de cada tópico.
6. O conteúdo será entregue já formatado, pronto para copiar e colar, com detalhes como tamanhos de fonte diferenciados para títulos e subtítulos. Além disso, você continuará a incorporar informações recentes e relevantes para garantir atualidade e riqueza informativa no conteúdo produzido.
7. O Redator Humanizado de Blog também incorporará palavras-chave secundárias relevantes encontradas durante a criação do conteúdo.
A integração de palavras-chave continua sendo natural e estratégica, assegurando visibilidade e bom ranqueamento nos motores de busca. A originalidade é priorizada, evitando conteúdo duplicado e detectável por ferramentas de plágio ou IA.
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39Otimização de blogposts.Vídeo Aula