DANÇA DE FUSÃO

- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Essa aula (teórica) contribui com conhecimentos antigos e atuais sobre a origem e difusão da dança em nossa história. A Dança de Fusão é apresentada nesse trabalho como sendo o sincretismo cultural da atualidade para solucionar as ideias engessadas sobre Apropriação Cultural da forma que a inovação não perca a essência.
Busca-se nesse curso contribuir com a sociedade analisando o surgimento de novos estilos de dança, focando principalmente nas circunstâncias percebidas pelo globalismo ou miscigenação cultural. Objetiva-se assinalar novas tendências que aparentam ser necessárias para preservar o passado e ao mesmo tempo trazendo uma visão de arte futurista. Este artigo aborda questões sobre o processo de hibridização que vem ocorrendo entre os campos artísticos da dança e cultura contemporânea.
Com base nas hibridizações culturais que justificam a pesquisa, abordaremos as hipóteses através do surgimento das novas variações de danças de fusão que trazem significados diferentes à nossa identidade cultural atual.
Esse trabalho tem por objetivo geral pesquisar o surgimento das Fusões Culturais. Evidenciar a Dança de Fusão como Hibridação Cultural desmascarando a suposição de apropriação.
As hipóteses apresentadas nesse trabalho são formuladas através das seguintes temáticas:
· Analisar a importância da dança no sistema educacional do Brasil;
· A dança sagrada dos ancestrais como base cultural: O sincretismo na dança e o surgimento de novas culturas;
· Identificação: Apropriação, Aculturação e Hibridização Cultural;
· Evidências: Diversidade e Direito cultural dos povos.
-
4A Dança Sagrada dos AncestraisVídeo Aula
“O xamanismo é uma das mais antigas e difundidas práticas religiosas do mundo.” (ELIADE, 2002). A Dança Tribal de Fusão (étnico/contemporânea) tem a conexão com os arquétipos sagrados primordiais e é explícita independente de sua linguagem e cultura.
-
5O Sincretismo na Dança: Novas Culturas e SignificadosVídeo Aula
Sincretismo pode ajudar a criar formas de expressão artística e cultural que valorizem a diversidade mantendo o antigo, porém aceitando uma nova identidade. Assim cada povo ou geração que surge traz uma nova versão cultural.
-
6Apropriação e AculturaçãoVídeo Aula
· Aculturação Direta: acontece por meio de processos que envolvem colonização, guerras, imigração etc.
· Aculturação Indireta: ocorre de maneira indireta, por exemplo, os meios de comunicação (televisão, redes sociais, jornais etc.) que afetam indiretamente os modos de pensar e agir de determinados grupos sociais.
-
7Hibridização, Diversidade e Direito CulturalVídeo Aula
Analisar o Hibridismo Cultural nas Danças e mostrar que faz parte do desenvolvimento dos povos globalizados.
-
8Liberdade Cultural: Danças de FusãoVídeo Aula
Analisando as Danças de Fusão, encontramos a liberdade cultural e o pensamento em que todos somos cidadãos do mundo, sendo assim, a hibridação cultural não é apropriação cultural dentro do Estilo Fusão. A proposta da Dança de Fusão é juntar várias culturas e etnias para dançar junto como uma tribo exercendo uma interação de múltiplas culturas. A diversidade faz o estilo da Dança de Fusão, onde todos possam se tornar um, seja na forma de arte raiz ou contemporânea. A ideia é conviver com as diferenças étnicas e construir uma arte em que todos possam participar com seu estilo próprio.
-
9Conclusão: A proposta das Danças de FusãoVídeo Aula
Concluiu-se que a Dança de fusão é a aceitação das diferentes culturas para criar uma convivência universal.
