Direção de Arte na Prática - Photoshop e Illustrator 2025
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
A Direção de Arte é essencial para diversos projetos de design. Seja a criação de campanhas publicitárias e publicações, a projetos interativos em publicidade.
Neste curso, você alcançará uma compreensão profunda e prática das competências essenciais para direção de arte em publicidade, cinema, televisão, design gráfico e digital.
Objetivos do Curso
Capacitar os alunos a dominar conceitos e práticas de direção de arte, criando e implementando conceitos visuais eficazes.
Conteúdo Programático
-
Fundamentos da Direção de Arte: Definição, importância, funções e evolução.
-
Processo Criativo: Brainstorming, desenvolvimento de conceitos, pesquisa, estruturação e apresentação de ideias.
-
Ferramentas e Técnicas: Softwares, composição, layout, tipografia e teoria das cores.
-
Projeto Prático: Orientação para o desenvolvimento e aplicação de um projeto de direção de arte real (em gravação)
Metodologia
Curso prático e interativo, ministrado por profissionais experientes, combinando teoria e exercícios práticos.
Público-Alvo
-
Estudantes e profissionais de design gráfico, publicidade, cinema e áreas correlatas.
-
Profissionais em transição de carreira.
-
Qualquer pessoa interessada em direção de arte.
Benefícios de Participar
-
Aprendizado com profissionais do mercado.
-
Desenvolvimento de portfólio sólido.
-
Aquisição de habilidades valorizadas no mercado criativo.
-
Networking com outros profissionais e estudantes.
Importante! Apesar de usarmos o Photoshop e o Illustrator em inglês, explicamos os comandos equivalentes em português.
Ao final do curso, os participantes estarão preparados para enfrentar desafios na direção de arte, trazendo criatividade e precisão aos seus projetos.
-
1Introdução ao Curso e aos ProfessoresVídeo Aula
-
2Atitude CriativaVídeo Aula
A aula sobre Atitude Criativa destaca a importância de estimular e desenvolver a criatividade através de técnicas, ambientes inspiradores e rotinas criativas, visando capacitar indivíduos a expressarem ideias originais e valiosas. Enfatiza também a necessidade de exposição contínua a diversas formas de arte e experiências para enriquecer o referencial cultural e expandir a capacidade criativa.
-
3Diretor de ArteVídeo Aula
Nesta aula vamos abordar a estrutura de uma agência de publicidade, destacando a função do diretor de arte na concepção visual de campanhas e na colaboração com redatores para criar anúncios eficazes. O perfil ideal do diretor de arte inclui criatividade, habilidades técnicas, comunicação, e uma constante atualização com tendências de design.
-
4Briefing e BrainstormVídeo Aula
Na aula sobre briefing e brainstorm iremos detalhar a importância de um briefing eficaz para orientar projetos publicitários, incluindo informações sobre contexto, público-alvo, mensagem, entregáveis, orçamento e KPIs. Também aborda o processo de brainstorming como ferramenta para maximizar a criatividade, promover a colaboração e incorporar diversas perspectivas, utilizando moodboards e painéis semânticos para visualizar conceitos e inspirar ideias.
-
5Fundamentos do Design Gráfico na PublicidadeVídeo Aula
-
6Cases PublicitáriosVídeo Aula
-
7Arte e PublicidadeVídeo Aula
Vamos juntos explorae a relação entre arte e propaganda, destacando como elementos artísticos podem tornar campanhas mais memoráveis e eficazes. Convidamos você a refletir sobre a apropriação artística, com exemplos de artistas influentes como Alphonse Mucha e Andy Warhol, e reflete sobre as implicações éticas e culturais da utilização da arte na publicidade.
-
8Tipografia na Publicidade e Seus UsosVídeo Aula
-
9Exemplos de TipografiasVídeo Aula
-
10Anúncio All TypeVídeo Aula
Vamos nesse encontro focar nos anúncios compostos exclusivamente de texto, onde o design gráfico utiliza tipografia para transmitir mensagens de maneira impactante e eficaz. Destacamos também as vantagens e desafios desses anúncios, como a clareza na comunicação e a necessidade de uma execução tipográfica cuidadosa para capturar a atenção do público.
-
11Meios, Formatos e Medidas de Peças PublicitáriasVídeo Aula
A aula sobre os meios, formatos e medidas de Peças Publicitárias" aborda as diferentes formas de publicidade veiculadas nos meios online, offline e out-of-home (OOH). Explora as variações nos formatos dos anúncios digitais e a previsibilidade dos formatos em mídias tradicionais, destacando a importância de adaptar as peças publicitárias conforme o meio de veiculação.
-
12Cores na PublicidadeVídeo Aula
-
13Tipos de Harmonia das CoresVídeo Aula
-
14Fotografia na PublicidadeVídeo Aula
Nesta aula vamos analisar a importância de fotografias de alta qualidade na comunicação publicitária, enfatizando a necessidade de planejamento e alinhamento com a identidade visual da marca. Abordaremos também a utilização de bancos de imagens e a crescente relevância das imagens geradas por inteligência artificial (IA) para inovação e personalização em campanhas publicitária.
-
15Posicionamento, Conceito e SloganVídeo Aula
A aula explica como estabelecer a identidade de uma marca no mercado, criar um conceito de campanha coeso e desenvolver slogans eficazes. Também oferece diretrizes para a criação de slogans publicitários utilizando o ChatGPT, destacando a importância de entender o público-alvo, manter a simplicidade e iterar com base em feedback.
-
16Apresentando seu ProjetoVídeo Aula
Neste encontro fornecemos dicas para criar apresentações de trabalhos publicitários, destacando a importância de uma preparação visual atraente, ensaios, storytelling e interatividade.
-
17Dicas de LivroVídeo Aula
No mundo dinâmico e competitivo da publicidade, a leitura contínua é fundamental para manter-se atualizado, inspirado e inovador. Este módulo apresenta uma seleção de livros essenciais que abrangem diversos aspectos da publicidade.
-
18Adaptação e AplicaçãoVídeo Aula
Vamos aborda a necessidade de adaptar campanhas publicitárias para diferentes formatos e mídias, mantendo a consistência da identidade visual e mensagem da marca. Discutemos as características específicas de mídia impressa, digital e audiovisual, ressaltando a importância de uma abordagem coesa em todas as plataformas.
-
19Analisando Peças CriativasVídeo Aula
Vamos juntos explorar peças publicitárias de diversas marcas, como Coca-Cola, Burger King e Nubank. Analisaremos as estratégias utilizadas, os elementos criativos e o impacto das campanhas no público, fornecendo insights para desenvolver campanhas eficazes.
-
20Como Baixar o Programa IllustratorVídeo Aula
-
21Como Funciona a Interface do ProgramaVídeo Aula
-
22Como Funciona a Ferramenta de PranchetaVídeo Aula
-
23Como Salvar ArquivosVídeo Aula
-
24Como Trabalhar com FormasVídeo Aula
-
25Como Utilizar a Ferramenta de Caneta - PentoolVídeo Aula
-
26Como Trabalhar com TextoVídeo Aula
-
27Diferença de Preenchimento e ContornoVídeo Aula
-
28Como Trabalhar com Gradientes em Formas e TextosVídeo Aula
-
29Como Pesquisar Referências - MoodboardVídeo Aula
-
30Como Vetorizar a Bolsa de SangueVídeo Aula
-
31Como Recortar a Bolsa e Trabalhar com a TipografiaVídeo Aula
-
32Como Adicionar o Texto em EnvelopeVídeo Aula
-
33Como Adicionar os Detalhes dos Textos e Trabalhar o ContrasteVídeo Aula
-
34Como Adicionar os Detalhes FinaisVídeo Aula
-
35Como Fechar o Arquivo Digital e ImpressãoVídeo Aula
-
36Como Criar seu Primeiro DocumentoVídeo Aula
-
37Como Organizar a Área de TrabalhoVídeo Aula
-
38Como Manipular o Arquivo Dentro do PhotoshopVídeo Aula
-
39Conheça os Segredos Escondidos Dentro do PhotoshopVídeo Aula
-
40Como Inserir Imagens no PhotoshopVídeo Aula
-
41Como Trabalhar com as Pranchetas ou Artboards no PhotoshopVídeo Aula
-
42Como Salvar ArquivosVídeo Aula
-
43Como Gerar Novas Versões do ProjetoVídeo Aula
-
44Como Trabalhar com Texto na ImagemVídeo Aula
-
45Como Fechar os Arquivos em JPG ou PNGVídeo Aula
-
46Bônus: Como Trabalhar Correção de CoresVídeo Aula
-
47Bônus: Como Trabalhar com Formas e Modos de MesclagemVídeo Aula
-
48Como Entender o BriefingVídeo Aula
-
49Como Criar seu Moodboard - Painel SemânticoVídeo Aula
-
50Como Aumentar a Qualidade da ImagemVídeo Aula
-
51Como Criar a Forma Central do ProjetoVídeo Aula
-
52Como Criar as Formas de AbaporuVídeo Aula
-
53Como Finalizar as FormasVídeo Aula
-
54Como Entender o Manual de MarcaVídeo Aula
-
55Como Vetorizar a Logo Tarsila e Aplicar a Logo do CCBBVídeo Aula
-
56Como Adicionar os TextosVídeo Aula
-
57Como Criar Profundidade no ProjetoVídeo Aula
