Comportamento e educação financeira para o século 21
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Você vai saber em que consiste educação financeira e o comportamento financeiro para o século XXI, identificando habilidades e mudanças necessárias para potencializar boas tomadas de decisão para a vida pessoal e financeira.
Esse curso é para pessoas que querem se tornar melhores.
PÚBLICO ALVO
•Homens, mulheres, idosos, adultos, jovens e famílias.
•Empresas com compromisso social e com o bem-estar financeiro e emocional de seus colaboradores.
BENEFÍCIOS
Este curso foi feito sob medida para você que quer:
•Lidar com as emoções e estabelecer metas para melhorar sua vida e se conhecer melhor.
•Encontrar caminhos para sair das dificuldades financeiras.
•Saber que o conhecimento é o melhor caminho para decisões econômicas mais adequadas para seu tipo de vida.
•Identificar emoções que provocam conflitos internos, colocando em risco o planejamento financeiro e pessoal.
•Sentir-se motivado para realizar seus sonhos.
•Melhorar a sua qualidade de vida e a da família.
•Ver a possibilidade de realizar planos para novos comportamentos de consumo e financeiro.
E MAIS:
•DESENVOLVER COMPORTAMENTO FINANCEIRO PARA O SÉCULO XXI: o tempo todo estamos administrando nossas vidas e não apenas o dinheiro e tomamos decisões que impactam nossa vida financeira.
•OBSERVAR SUAS AÇÕES NO COTIDIANO – Para cada decisão que tomamos, consideramos os recursos que estão em jogo, mas nem sempre as ações são as mais racionais, utilizamos atalhos mentais que nem sempre são uma boa escolha.
•IDENTIFICAR O QUE MOBILIZA SUAS DECISÕES – Ao compreender o que nos mobiliza ao tomar decisões, é possível ter consciência do próprio comportamento, identificar as emoções que estão em jogo e evitar estragos financeiros que podem comprometer nossa vida.
•EVITAR DECISÕES DESASTROSAS – Você já deve ter passado por situações em que sua decisão imediata a respeito de uma compra foi desastrosa para o seu orçamento. As justificativas que foram dadas para essa compra podem ter sido: “eu mereço”, “o limite do cartão ainda não estourou“, e, você vê o resultado quando recebe a próxima fatura do cartão de crédito.
•PERCEBER AS PRÓPRIAS EMOÇÕES – O funcionamento emocional está por trás dessas ações e, por isso, é importante analisar melhor o que se passa em nossa mente, distinguir desejos e necessidades, ansiedade, frustração, baixa auto estima etc. Dessa forma, fica mais claro onde estão as armadilhas que preparamos para o auto boicote.
•AGREGAR CONHECIMENTO PARA CONSTRUIR UMA VIDA DE MELHOR QUALIDADE. O conhecimento é uma das ferramentas mais potentes, por isso, serão ministrados os mais avançados conhecimentos produzidos na área da Psicologia Econômica ou Economia Comportamental, Psicologia do Dinheiro e Educação Econômica para que você possa construir bases para ter qualidade de vida.
O QUE O CURSO OFERECE
•- certificado digital (exceto cursos gratuitos);
•- pagamento seguro na plataforma da Udemy;
•- ambiente virtual de aprendizagem moderno e eficiente pela plataforma educacional Udemy;
•- perguntas respondidas em até 24 horas;
•- grupo exclusivo de alunos em redes sociais – veja os contatos no meu perfil de instrutora na Udemy
•- atualizações gratuitas dos cursos;
•- encontros semanais ao vivo pelo YouTube/Instagram/Facebook para responder dúvidas;
•- acesso vitalício e ilimitado (você estuda quando e onde quiser! Pode rever o conteúdo a qualquer momento);
•- garantia total de satisfação ou reembolso (verifique as orientações da Udemy).
-
1Com quem você irá aprender.Vídeo Aula
SEJA BEM-VINDO! SEJA BEM-VINDA! Agradeço você por sua confiança em meu trabalho.
Na aula de hoje vou me apresentar para que você saiba mais sobre sua nova professora.
Tenho certeza de que você desenvolverá várias novas habilidades com esse curso.
Um abraço
Maria Belintane
-
2Introdução - A ciência e nossa vidaVídeo Aula
Você já pensou sobre os benefícios de utilizar as descobertas das ciências sobre as emoções e decisões que tomamos no cotidiano?
Deixe seu comentário.
-
3EscolhasVídeo Aula
Uma das ações mais difíceis na vida é tomar decisões. Algumas são automáticas, outras podem ser pensadas e serem muito mais benéficas para nós.
Como você tem se relacionado com o dinheiro? Tem dívidas? Gosta de promoções? Não tem ideia por onde começar?
-
4Realização de planosVídeo Aula
A organização de planos é importante para que não nos percamos no meio do caminho. Por outro lado, o ser humano sabota a si próprio em muitas situações. Fazer uma análise a respeito de como você enfrenta desafios é importante para não mais ter atitudes prejudiciais a si próprio.
-
5CrençasVídeo Aula
A Psicologia do comportamento pesquisou muito para caracterizar comportamentos que limitam as ações das pessoas, que explicam sua resistência à mudanças, dificuldade em se relacionar com as pessoas. São as crenças. Quando sabemos que isso é uma característica de que temos em maior ou menor grau, podemos amenizar consideravelmente crenças que limitam nossa relação com as pessoas.
-
6Resistência e mudançaVídeo Aula
Faça uma relação de situações e pensamentos que limitam a sua maneira de ver.
O que você gostaria de mudar em si próprio?
Se puder e quiser, compartilhe.
-
7Apresentação da plataformaVídeo Aula
-
8Retomada dos tópicos da SeçãoVídeo Aula
-
9Antônio Damásio e Daniel KahnemanVídeo Aula
-
10A emoção como programa de ação para a sobrevivênciaVídeo Aula
-
11O ambiente externo, ideias e inconsciente provocam emoçõesVídeo Aula
-
12A emoção interfere na racionalidadeVídeo Aula
•Damásio (1996, p.12) explica que “é provável que as estratégias da razão humana não se tenham desenvolvido, quer em termos evolutivos, quer em termos de cada indivíduo em particular , sem a força orientadora dos mecanismos de regulação biológica, dos quais a emoção e o sentimento são expressões notáveis. Além disso, mesmo depois de as estratégias de raciocínio se estabelecerem durante os anos de maturação, a atualização efetiva das suas potencialidades depende provavelmente, em larga medida, de um exercício continuado da capacidade para sentir emoções.”
Anexo você encontrará uma atividade para refletir sobre suas emoções. É bem interessante pensar a esse respeito para tomarmos consciência de emoções e sentimentos que interferem em nossas ações.
-
13Retomada dos tópicos da Seção 2Vídeo Aula
- Antônio Damásio, neurocientista – emoção e razão, trabalham em conjunto.
- Daniel Kahneman, psicólogo – as emoções têm um peso significativo na razão.
- As emoções garantem nossa sobrevivência, não são controladas.
- As emoções geram comportamentos e são influenciadas por fatores externos, ideias, experiências e o inconsciente.
- A emoção é capaz de interferir na nossa racionalidade e, ao mesmo tempo, ela é fundamental para nosso crescimento enquanto pessoa.
-
14Decisões econômicasVídeo Aula
•Lembrete para você dar uma olhada na atividade sugerida na aula 2, da Seção 1.
•Todas as pessoas tomam decisões econômicas. Elas estão relacionadas ao seu cotidiano financeiro, trabalho, vida familiar, vivências e emoções.
•A nomenclatura decisão econômica é apropriada porque significa que, diante dos escassos recursos, precisamos tomar a melhor decisão. Administramos nosso tempo, dinheiro, afeto, amizade, paciência e uma infinidade de coisas quantificáveis e outras que não são. Por exemplo, alguém sabe medir a quantidade de amor de que disponibilizamos para as pessoas? Ou qual é o tanto de paciência que temos para educar um filho ou ficar na fila do banco?
•O tempo também é um outro tipo de recurso que está em falta para todos.
•Muitas vezes é a administração do tempo é que nos faz tomar decisões em relação onde vamos gastá-lo: posso passar numa loja de conveniência e comprar, coisas mais caras, pelo fato deste local dar a noção de que as compras são realizadas mais rapidamente do que entrar num supermercado, mas cujos preços serão mais em conta.
•Posso expressar minha falta de paciência quando fico brava com meus filhos ou mesmo grito com eles, porque estou cansada e não vou conseguir: dar atenção para eles, preparar o jantar, dar conta da roupa para lavar, descansar, ligar para minha mãe, etc.
•Exercício: Quais decisões tenho tomado com o botão ligado no automático?
-
15Decisões econômicas - exemplo prático 1Vídeo Aula
•Seja um homem ou uma mulher que tenham passado pela situação da loja de conveniência ou algo similar, assim que saíram do trabalho, temos aí um bom exemplo para ponderar algumas coisas:
•Quantas vezes no mês a pessoa gastou a mais na compra de alguns itens com o objetivo de ganhar tempo?
•Qual foi o impacto no orçamento do mês o fato de ter pago a mais os produtos adquiridos?
•Entre uma passada e outra na loja de conveniência, essa pessoa sempre lembrou de um item a mais a ser comprado o qual se lembrou que estava no final e, uma vez que ela estava ali, então comprou: detergente, papel toalha.
Vamos pensar sobre isso?
-
16Decisões econômicas - exemplo prático 2Vídeo Aula
Ao assistir às aulas tenha em mente que nem sempre as decisões racionais são realmente racionais.
Para que as decisões tenham um custo-benefício mais eficiente, é preciso investir um tempo para pensar nas possibilidades mais viáveis.
-
17Recursos Internos e externosVídeo Aula
Diariamente tomamos decisões em nossas vidas e, mais do que isso, tomamos decisões econômicas a todo momento. Vou comentar as questões para que você pense nas suas respostas quando fez a atividade.
-
18M3a6C1 Comentando a atividade recursos internosVídeo Aula
•Não existe pessoa perfeita, família sem problema e trabalho que não seja exigente.
•A importância desta tomada de consciência sobre pontos fortes e fragilidades é porque estão estreitamente relacionados as ações que você toma quando está em grupo, as coisas que você compra, a sua identidade e noção de pertencimento.
•Seus recursos externos podem estar relacionados ao que você pensa de si mesmo. Será que as decisões que estão sendo tomadas são refletidas e, efetivamente as mais adequadas?
-
19Acredite, você tem competênciaVídeo Aula
•As respostas que você deu às perguntas são uma excelente referência para começar a estabelecer um mapa de suas emoções, a visão que tem de si próprio; se seus gastos satisfazem a você ou a um padrão, hábitos que não dizem respeito à sua pessoa.
Sugestão: Releia as tarefas dadas. Leia as perguntas, pense em sua vida, faça anotações para, com o tempo você estabelecer as prioridades e traçar rotas de mudança.
Se você quiser, poderá se aprofundar com:
•Sugestão de leitura: https://mariabelintane.com.br/2020/10/13/a-vida-nossa-de-cada-dia/
Sugestão de vídeo: Maria Belintane Dinheiro e Consumo https://youtu.be/apiSflH3VVo
-
20Retomada dos tópicos da Seção 3Vídeo Aula
- Decisões econômicas no seu cotidiano.
- As ações que interferem em nossa vida e que necessitam de um olhar atento para (re)organizarmos para tomar decisões mais adequadas, produtivas.
- Decisões econômicas. Exemplo prático 1
- Decisões econômicas. Exemplo prático 2
- Recursos internos e externos são aqueles que quando tomamos consciência conseguimos viver melhor.
- As decisões que tomamos a respeito de nossos recursos internos e externos
- Pensando sobre suas emoções e decisões
- Acredite, você tem competência.
-
21Decisões são baseadas em emoções e não em estatísticaVídeo Aula
Deixo esse comentário transcrito da aula de hoje:
Segundo Kahneman (2011), as pessoas tendem a estimar a importância relativa das questões pela facilidade com que são puxadas da memória. Por exemplo, procure observar uma notícia que a mídia cobre intensamente: a morte de alguém, um atentado, são temas repletos de dramaticidade e que se estivermos numa roda de amigos, provavelmente, o assunto virá à tona, não porque não exista outras coisas mais importantes ou interessantes, mas porque isso vêm à mente rapidamente.
-
22Crenças e percepção da realidadeVídeo Aula
As heurísticas são um tipo de atalho de pensamento que o cérebro usa para identificar e interpretar rapidamente padrões no ambiente e guiar as ações. As heurísticas desenvolvidas por Kahneman e Tsversky são as que iremos estudar agora.
-
23As heurísticas - caminhos rápidos que o cérebro encontra para tomar decisõesVídeo Aula
Surpreendentemente, em torno de 85% de nossas decisões são tomadas inconscientemente e que ocorrem desde o momento que você acorda e sai da cama até voltar a dormir. No entanto, seu cérebro não para. Ele sabe como é difícil e cansativo considerar cada uma das alternativas que se apresentam diariamente. Por isso, ele automatiza o máximo que pode as decisões e cria atalhos para a maioria delas, facilitando o processo. E é nessa constituição de atalhos que surgem o que conhecemos como heurísticas. As heurísticas são processos mentais que “driblam” o raciocínio e se apoia em procedimentos automáticos para tomar decisões.
-
24A heurística da afetividadeVídeo Aula
Uma das mais importantes heurísticas, a heurística da afetividade.
Sugestão de vídeo - O que pensa uma adolescente https://youtu.be/TXuHRuyS2iM
Sugestão de vídeo – Educação para o Consumo na escola e a formação humana https://youtu.be/Vr1e4h19oVQ
Sugestão de leitura https://mariabelintane.com.br/2020/11/04/decisoes-economicas/
-
25Heurística da representatividade e da disponibilidadeVídeo Aula
A Heurística da Representatividade diz respeito a tomada de decisões com base na semelhança com que as informações vêm à mente. A Heurística da Disponibilidade a tomada de decisões é com base na frequência de dados segundo a facilidade com que vêm à mente.
-
26Heurística da ancoragemVídeo Aula
A Heurística da Ancoragem ou julgamento que escolhe um referencial, lógico ou não e direciona a escolha das pessoas.
-
27Vieses e decisõesVídeo Aula
Sugestão de leitura - https://mariabelintane.com.br/2021/01/15/etapas-mentais-para-fazer-uma-escolha/
-
28Estapas mentais para fazer uma escolha 1Vídeo Aula
Toda escolha tem etapas mentais. Vamos conhecer mais sobre o assunto?
-
29Etapas mentais para fazer uma escolha 2Vídeo Aula
-
30Onde mora o perigo?Vídeo Aula
Sugestão de atividade: Coloque no papel exemplos de situações que você vivenciou que que foram um péssimo negócio para você.
-
31Retomada dos tópicos da Seção 4Vídeo Aula
Retoma rápida dos conteúdos aprendidos na Seção 4.