Do 0 ao Empreendedorismo - MEI
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
O curso foi idealizado pelo Centro de Empreendedorismo Universitário com o intuito de capacitar estudantes universitários em relação ao tema de empreendedorismo. O curso é dividido em 7 grandes partes, que são: Introdução, Como tirar sua ideia do papel, Estudo do mercado, Marketing, Vendas, Gestão Financeira, Administrativa e Jurídica. A estrutura do curso é direcionada para atuar tanto na parte teórica com aulas expositivas em slide, como na parte prática, com planilhas e tutoriais gravando a tela. O curso tem como público alvo estudantes universitários interessados no tema de empreendedorismo.
O primeiro módulo tem o intuito de auxiliar na ambientação apresentando noções básicas e o cenário do empreendedorismo.
No segundo módulo, serão apresentadas algumas ferramentas para te auxiliar na organização das ideias e na construção de um negócio.
Em gestão pessoal, o aluno aprende a como organizar seu tempo e a importância da saúde emocional no processo.
O tema de mercado traz uma abordagem mais analítica ensinando como você pode avaliar seu mercado e sobressair dentro dele.
Em marketing, o aluno aprende os conceitos e os diferentes tipos de marketing e como aplicar na sua realidade. Gestão financeira fornece uma fotografia dos principais relatórios financeiros (demonstrativo de resultado de exercício, fluxo de caixa), e como você pode analisá-los, apresentando indicadores e precificação.
Além disso, o módulo disponibiliza uma planilha para download e personalização.
O penúltimo módulo, de administração, apresenta as principais ferramentas que você pode utilizar para organizar a sua rotina administrativa.
Por fim, o curso encerra com módulo “Descomplicando MEI”, abordando uma parte mais jurídica, do processo de abertura e acompanhamento de MEI, tirando as principais dúvidas burocráticas
-
1O que é o CEU?Vídeo Aula
-
2Até Onde o Curso Vai Te LevarVídeo Aula
Até onde o curso vai te levar? Quais serão os conceitos abordados durante as aulas? E pra quais casos este curso é indicado?
-
3Ferramentas NecessáriasVídeo Aula
Aqui você conhecerá todas as ferramentas necessárias para a realização do curso, além de algumas dicas legais.
-
4O que é Empreender?: O que é Empreendedorismo?Vídeo Aula
Uma pequena reflexão para se ter em mente!
-
5O que é Empreender?: Alguns Mitos e VerdadesVídeo Aula
5 frases comumente ouvidas sobre o empreendedorismo.
-
6Alguns dados sobre o Empreendedorismo: Dados gerais de empreendedoresVídeo Aula
Dados e análises todos retirados do site DataSebrae.
Lembre-se de levar em consideração que os anos dos gráficos são variados, conforme as referências.
-
7Alguns dados sobre o Empreendedorismo: Dados sobre MEIsVídeo Aula
Dados e análises todos retirados do site DataSebrae.
Lembre-se de levar em consideração que os anos dos gráficos são variados, conforme as referências.
-
8Por que os negócios falham?Vídeo Aula
5 erros bastante cometidos por empreendedores iniciantes.
-
9Principais Características dos EmpreendedoresVídeo Aula
As 10 características mais destacantes entre os empreendedores de sucesso.
-
10IntroduçãoVídeo Aula
Conheça quem estará falando contigo durante todo esse módulo!
-
11Comece com o pensamento certoVídeo Aula
Para tirar a ideia do papel, primeiro é preciso colocar uma nele, né?
Então aqui vamos ajudar quem ainda não tem nem a ideia ou que chegou em uma pelo caminho errado, explicando como começar com o pensamento certo nesse processo.
-
12Imersão no universo empreendedorVídeo Aula
Nessa aula é falado sobre a importância de consumir o máximo possível de empreendedorismo e conta com diversas dicas e sugestões de como, e onde, fazer isso com qualidade.
-
13O mundo está cheio de problemas - O mito da ideia genialVídeo Aula
Nessa aula é abordado o "Mito da Ideia Genial". Alguns negócios de sucesso são estudados para te mostrar qual dor encontraram e resolveram. São mostrados alguns problemas esperando solução e, por fim, fala-se da importância do Timing.
-
14Anote suas ideias no papel!Vídeo Aula
Agora chegou a hora de contar tudo para o papel! Anote as ideias para depois poder trabalhar e tirá-las do papel.
-
15Que inovação seu negócio vai trazer?Vídeo Aula
Agora que já temos uma ideia de negócio bem fundamentada, é preciso garantir que ela agregue valor às pessoas trazendo algo novo ao mercado. Então, aqui você vai aprender o que é inovação e saber quais tipo podem existir.
-
16Cuidado com as "ideias revolucionárias"Vídeo Aula
Aqui é um alerta para quem acha que tem uma "ideia de ouro" e vive com medo que as pessoas roubem.
Entenda porque ideias valem muito pouco e porque às vezes o melhor a fazer é contá-la aos outros.
-
17Trabalhando a solução - Design ThinkingVídeo Aula
Para começar a trabalhar numa solução que seja personalizada à dor do público, é trazida essa ferramenta chamada Design Thinking.
É explicado o processo, passo a passo, além de conter alguns cases de sucesso em sua aplicação.
-
18Modelo de negócios - CanvasVídeo Aula
Você sabe o que é um modelo de negócios? Um Canvas? Pra que serve e qual sua importância?
Todas essas perguntas serão respondidas aqui nessa aula, além de ser detalhada cada parte do preenchimento do Canvas de um negócio.
-
19Forme seu time!Vídeo Aula
Consegue imaginar o que os 300 guerreiros espartanos podem te ensinar sobre negócios?
Você vai sair dessa aula sabendo, além de entender a importância de ter mais pessoas com você na jornada.
-
20Introdução à ValidaçãoVídeo Aula
-
21O que é Validação?Vídeo Aula
-
22Qual a importância da Validação Pt 1Vídeo Aula
-
23Qual a importância da Validação Pt 2Vídeo Aula
-
24O processo validativoVídeo Aula
-
251ª Fase da Validação - Exploração | 1/9Vídeo Aula
-
261ª Fase da Validação - Exploração | 2/9Vídeo Aula
-
271ª Fase da Validação - Exploração | 3/9Vídeo Aula
-
281ª Fase da Validação - Exploração | 4/9Vídeo Aula
-
291º Fase da Validação - Exploração |5/9Vídeo Aula
-
301º Fase da Validação - Exploração |6/9Vídeo Aula
-
311º Fase da Validação - Exploração |7/9Vídeo Aula
-
321º Fase da Validação - Exploração |8/9Vídeo Aula
-
331º Fase da Validação - Exploração |9/9Vídeo Aula
-
342ª Fase da Validação - Problema | 1/4Vídeo Aula
-
352ª Fase da Validação - Problema | 2/4Vídeo Aula
-
362º Fase da Validação - Problema | 3/4Vídeo Aula
-
372ª Fase da Validação - Problema | 4/4Vídeo Aula
-
383ª Fase da Validação - Ideias Pilar | 1/3Vídeo Aula
-
393ª Fase da Validação - Ideias Pilar | 2/3Vídeo Aula
-
403ª Fase da Validação - Ideias Pilar | 3/3Vídeo Aula
-
414ª Fase da Validação - SoluçãoVídeo Aula
-
42Mínimo Produto Viável (MVP) Pt 1Vídeo Aula
-
43Mínimo Produto Viável (MVP) Pt 2Vídeo Aula
-
44Mínimo Produto Viável (MVP) Pt 3Vídeo Aula
-
45Conclusão ValidaçãoVídeo Aula
-
46Renato Freitas: Fundador da 99 táxiVídeo Aula
Renato Freitas, fundador da 99 táxi, traz alguns pontos práticos para quem precisa tirar uma ideia de negócio do papel.
-
47Diego Barreto: CFO e Chief Strategy Officer no iFoodVídeo Aula
Diego Barreto é formado em direito pela PUC São Paulo, possui Master of Business Admnistration pela IMD (International Institute for Management Development).
Possui ampla experiência profissional, no mercado mais tradicional atuou como diretor financeiro na Suzano Papel e Celulose, e hoje atua como CFO e Chief Strategy Officer no iFood.
Além disso, é voluntariado em diversas instituições ligadas ao empreendedorismo com destaque para Liga Ventures, Endeavor e 500 startups.
Para conhecer um pouco mais seu trabalho, acompanhe no Linkedin Diego Barreto, onde posta diversos conteúdos ligados a esse ecossistema, inclusive, vale conferir seu livro lançado recentemente (em 2021) "Nova Economia: Entenda por que o perfil empreendedor está engolindo o empresário tradicional brasileiro"
-
48Preencha seu Canvas!Texto
-
49Introdução Gestão PessoalVídeo Aula
-
50Introdução ao AutodesenvolvimentoVídeo Aula
-
51Importância do AutodesenvolvimentoVídeo Aula
-
52Processo de Criação de HábitoVídeo Aula
-
53Autodesenvolvimento na Prática 1/4Vídeo Aula
-
54Autodesenvolvimento na Prática 2/4Vídeo Aula
-
55Autodesenvolvimento na Prática 3/4Vídeo Aula
-
56Autodesenvolvimento na Prática 4/4Vídeo Aula
-
57Como aprender mais rápidoVídeo Aula
-
58Conclusão - 1/2Vídeo Aula
-
59Conclusão - 2/2Vídeo Aula
-
60Gestão de Tempo: O que é? Quais as vantagens?Vídeo Aula
Breve explicação sobre o tema e suas vantagens.
-
61Gestão de Tempo: Passos para gerenciar melhor seu tempoVídeo Aula
Dicas de alguns passos para começar a melhorar na gestão do tempo.
-
62Gestão de Tempo: Ferramentas e métodos úteisVídeo Aula
Apresentação sobre a Matriz de Eisenhower (ou Matriz Urgente/Importante) e a Técnica Pomodoro. Comentário sobre algumas outras ferramentas.
-
63Inteligência Emocional: Do que se trata?Vídeo Aula
Breve explicação sobre o tema.
-
64Inteligência Emocional: Por que é importante?Vídeo Aula
Saiba por que é importante desenvolver a Inteligência Emocional.
-
65Inteligência Emocional: Quais os benefícios?Vídeo Aula
Descubra alguns benefícios a se colher com a Inteligência Emocional.
-
66Inteligência Emocional: Como desenvolver?Vídeo Aula
Algumas dicas de como começar a desenvolver a Inteligência Emocional.
-
67Comunicação Eficaz: Do que se trata?Vídeo Aula
Breve explicação sobre o tema.
-
68Comunicação Eficaz: Por que é importante desenvolvê-la?Vídeo Aula
A importância de uma comunicação eficaz.
-
69Comunicação Eficaz: Colocandoem prática uma comunicação assertiva e não-violentaVídeo Aula
-
70Comunicação Eficaz: Dicas para uma comunicação mais assertivaVídeo Aula
-
71Comunicação Eficaz: Passos para uma comunicação não-violentaVídeo Aula
-
72Comunicação Eficaz: Técnicas úteisVídeo Aula
Apresentação sobre 2 técnicas relacionadas à comunicação: Feedback Sanduíche e Pitch.
-
73Liderança - IntroduçãoVídeo Aula
-
74O que é ser Líder?Vídeo Aula
-
75Tipos de LiderançasVídeo Aula
-
76Características dos LíderesVídeo Aula
-
77Liderança: Nascidos ou Feitos?Vídeo Aula
-
78Liderança no meio EmpresarialVídeo Aula
-
79Liderança - ConclusãoVídeo Aula
-
80Networking - IntroduçãoVídeo Aula
-
81O que é Networking?Vídeo Aula
-
82A Importância do Networking - 1/2Vídeo Aula
-
83A Importância do Networking - 2/2Vídeo Aula
-
84Networking - ConclusãoVídeo Aula
-
85Guilherme Contini: Fundador e coordenador do Erótica LABVídeo Aula
Nesta aula Guilherme Contini nos fala sobre liderança!
Guilherme Contini é Designer e Mestre em mídia e tecnologia pela FAAC - UNESP. Fundador e coordenador do Erótica LAB, projeto que foi um dos 6 aprovados no CITeB (Centro de Inovação Tecnológica de Bauru). Trabalha com Sex Design e ecossistemas práticos de criação. É colaborador e participante ativo dos grupos “Transgressões - corporalidades, gêneros, sexualidades e mídias contemporâneas” e “Laboratório Maker de fabricação Digital 3D - SAGUI FAB LAB”. Atualmente é membro fundador do Diversa LAB - consultoria em diversidade e inclusão e dá continuidade ao projeto transdisciplinar sobre a interface Design, novas tecnologias, gênero e prazer!
Junto ao Erótica LAB já trabalhou com mais de 40 alunas, alunos e alunes, promovendo discussões e desenvolvendo projetos gráficos e digitais nos campos mencionados, além de já ter impactado positivamente com a equipe mais de 600 pessoas!Para conhecer mais sobre o Erótica LAB, acesse https://www.eroticalab.com.br/
Você pode acessar o Linkedin do Guilherme no link https://www.linkedin.com/in/guilhermecontini
-
86Análise de Mercado: IntroduçãoVídeo Aula
Entender as dinâmicas existentes no mercado o qual um negócio está inserido é fundamental para tomar decisões que colaborem para a sustentabilidade e crescimento contínuo do empreendimento.
-
87Análise de Mercado: Descobrindo o tamanho (TAM, SAM, SOM)Vídeo Aula
Dirigir uma empresa conhecendo o tamanho do seu mercado é muito mais seguro, pois torna-se possível trabalhar com números e projeções realistas. Como consequência, as estratégias e tomadas de decisões também são mais acertadas.
-
88Análise de Mercado: Diagrama de PétalasVídeo Aula
-
89Análise de Mercado: Estratégia da unidadeVídeo Aula
-
90A importância da análise de mercadoVídeo Aula
-
91Público-alvoVídeo Aula
Público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que ela oferece.
-
92Público-alvo vs PersonaVídeo Aula
Esta aula apresenta quais as diferenças entre os termos "Publico-alvo" e "Persona".
-
93De olho na concorrência: IntroduçãoVídeo Aula
-
94De olho na concorrência: Modelo de PorterVídeo Aula
-
95De olho na concorrência: Diferencial competitivo e riscosVídeo Aula