Startup: Administração Empreendedora e Startup
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Este curso é para você :
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Que pretende criar um novo negócio ou startup;
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Tem um propósito de vida e investimento;
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Quer aprender a empreender no modelo das startup;
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Visa conhecer conceitos consolidados e emergentes de administração empreendedora;
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Quer minimizar os riscos inerentes à criação de uma empresa e aproveitar oportunidades de mercado;
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Precisa avaliar o que está mudando na forma de empreender das startups;
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Busca um projeto de transformação pessoal;
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Quer conhecer o ecossistema de empreendedorismo das startups;
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Que é um entusiasta ou estudante de empreendedorismo;
Cada vez mais o empreendedorismo torna-se a grande força propulsora da economia nas sociedades modernas. Diante deste cenário, os empreendedores são protagonistas indispensáveis para crescimento econômico, geração de trabalho e criação de riquezas em todos os Países. Você bem provavelmente já pensou em empreender, não é mesmo? A possibilidade de criar uma empresa do zero, mudar seu padrão de vida, ganhar dinheiro fazendo o que gosta e ainda impactar o ambiente social e econômico onde está inserido é uma possibilidade fascinante, que vem encantando pessoas das mais variadas faixas etárias e segmentos sociais.
Mas, num ambiente de negócios complexo, competitivo, repleto de mudanças e incertezas, os desafios para os empreendedores não é nada fácil. No Brasil, pesquisas indicam que mais de 60% dos novos negócios fecham suas portas antes de completar 3 anos de vida. No caso das Empresas StartUp, as estatísticas mundiais indicam que apenas 30% atingem o sucesso. Embora, fatores como elevada carga tributária, burocracia e dificuldade para levantar recursos financeiros sejam fatores que dificultam a vida dos empreendedores, a falta de conhecimentos básicos em gestão e planejamento são aspectos decisivos para assegurar a sustentabilidade de um novo negócio.
Estas questões, por si só, já sinalizam o grande desafio de empreender e a importância de buscar conhecimentos para alcançar seus objetivos de vida e investimento por meio da atividade empreendedora. Decidi produzir este curso porque acredito que o acesso à conceitos e modelos simples de administração e empreendedorismo podem fazer a diferença entre o fracasso e sucesso em um projeto de empreendimento. Assim, como também creio que as empresas StartUp estão transformando a forma de empreender em todos os setores. Procurei aliar minha experiência como professor universitário nas áreas de empreendedorismo, gestão e estratégia com minha trajetória prática de mentor em aceleradoras de empresas Startup, viabilizando a elaboração de um conteúdo simples, didático e objetivo para a criação de novos negócios.
Estou certo que a realização deste curso será uma experiência proveitosa em sua jornada como um potencial empreendedor de negócios tradicionais ou startups.
Contem sempre comigo nesta jornada do conhecimento .
Saudações Empreendedoras!
Marcelo
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3Aula 1 . Tipos de OrganizaçãoVídeo Aula
Nesta aula vamos conceituar organização e suas principais tipologias.
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4Aula 2. Por que você quer empreender?Vídeo Aula
A decisão por empreender pode ser motivada por diversas razões: necessidade, oportunidade, geração de receita adicional etc. É importante que todo empreendedor tenha bem claro seu propósito principal.
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5Aula 3 . Quais os principais desafios para empreenderVídeo Aula
A Administração é uma ampla área de conhecimento. As organizações e Empresas podem ter objetivos e características bem específicas. Nesta Seção vamos avaliar os principais tipos de empresas( privadas, públicas, start-ups) e a forma como atuam na sociedade e mercado.
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6Aula 4. Conceituação de StartupVídeo Aula
Uma empresa Start-Up não é apenas uma empresa pequena de base tecnológica. A busca por escalabilidade, inovação e um modelo de negócios bem definido é um fator crítico para o sucesso deste tipo de empresa.
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7Aula 5: Qual a importância social e econômica das startup para a sociedadeVídeo Aula
Abrir uma Empresa não se trata apenas de uma questão de investimento. O empreendedorismo pode impactar uma sociedade na perspectiva econômica e social, por meio da geração de postos de trabalho, inovações e riquezas.
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8Aula 6. Eu tenho o perfil empreendedor?Vídeo Aula
Ser um Empreendedor é um grande desafio em qualquer lugar do mundo. Neste sentido, antes de inciar qualquer projeto de empreendimento é preciso avaliar os principais aspectos comportamentais e ambientais para quem pretende optar pelo empreendedorismo como projeto de vida e investimento.
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9Aula 7: Você têm um propósito claro e definido: vida e investimento.Vídeo Aula
O Empreendedor precisa ter um propósito claro e bem definido, que será fundamental para ajudá-lo à superar os desafios que são inerentes à atividade empreendedora.
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10Aula 8: Algumas questões importantes antes de empreenderVídeo Aula
O planejamento e atenção aos detalhes são fundamentais para todo empreendedor, independente do porte da empresa o fase do negócio
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11Aula 9: Contendo a ansiedadeVídeo Aula
A expectativa de quem inicia um empresa é sempre muito alta. É preciso cuidado e atenção para que aspectos racionais mereçam sempre a atenção devida.
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12Desafios Para EmpreenderQuestionário
A partir do conteúdo apresentado nesta Seção, quais os principais desafios que você identificou para Empreender?
O que você pode fazer para superá-los?
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13Aula 10: A evolução do mercado consumidorVídeo Aula
O mercado consumidor vem passando por diversas alterações nas últimas décadas. Seja pelas mudanças comportamentais da sociedade ou avanços tecnológico. Todo empreendedor precisa monitorar constantemente seu mercado de atuação.
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14Aula 11: Muita velocidade e poucas certezasVídeo Aula
O mercado consumidor torna-se cada vez mais complexo e dinâmico. Estar pronto para mudar e adaptar-se com rapidez será necessário para todo empreendedor.
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15Aula 13: Evento, ciclo ou tendência?Vídeo Aula
Diferenciar os conceitos de evento, ciclo e tendência será fundamental para todo empreendedor.
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16Aula 14: Alcançando o público certoVídeo Aula
A definição correta do público-alvo pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso de uma empresa emergente.
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17Aula 15: Segmentação de mercado e as Empresas StartupVídeo Aula
Compreender os processos de segmentação de mercado no cenário do empreendedorismo moderno é uma etapa imprescindível para uma estratégia de marketing bem sucedida.
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18Aula 16: Principais tipos de segmentaçãoVídeo Aula
Os critérios de segmentação podem ser variados e apresentar diversas tipologias, como: geográfica, demográfica, psicográfica e por volume de uso.
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19Aula 17: Qual o seu público-alvo?Vídeo Aula
O seu público-alvo pode ser dinâmico e mudar de perfil de acordo com o tempo e o cenário.
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20Aula 18: " Nichos de Mercado"Vídeo Aula
Todo empreendedor moderno precisa ter a clareza de que não estamos mais na era do marketing de massas, cada vez mais o mercado deve ser percebido em " fatias" estreitas, em função de padrões comuns, os chamados Nichos de mercado.
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21Aula 19: Definindo Personas que comprarão seus produtos e serviçosVídeo Aula
A perspectiva de "Personas" tornou-se uma prática comum nas estratégias de marketing das empresas start-ups.
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22Aula 20: Identificando as " Dores" dos potenciais clientesVídeo Aula
No marketing contemporâneo também é muito usual o conceito de " dores" dos clientes, como um recurso para enfatizar necessidades e demandas.
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23Aula 21 : A Solução por meio de produtos e serviçosVídeo Aula
As expectativas, demandas ou " dores" dos potenciais clientes, após a identificação precisa, deverão ser solucionadas por soluções desenvolvidas e oferecidas por parte dos empreendedores.
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24Modelo Para Análise Estratégica : Matriz de S.W.O.TVídeo Aula
A Matriz de SWOT é um modelo para análise estratégica utilizado há bastante tempo no ambiente empresarial. Ele é muito útil para empreendedores que estão iniciando o processo de planejamento de suas empresas, uma vez que facilita na avaliação das variáveis influenciadoras dos ambientes externos e interno.
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25Aula 22: Sempre lembre das " dores" de seu clienteVídeo Aula
Idéias sem aplicação prática não são projetos empreendedores.
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26Aula 23: Identificando os problemas à serem resolvidosVídeo Aula
Todo empreendedor deve ter o enfoque principal nos problemas ( dores) dos potenciais clientes. Partir da identificação das " dores" dos potenciais clientes e não de soluções prontas para o mercado deve ser a premissa básica de todo empreendedor.
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27Aula 24: Ideias e hipótesesVídeo Aula
Hipóteses sobre uma determinada premissa precisa ser avaliada de forma criteriosa para evitar erros posteriores no criação e implementação do projeto de empreendimento.
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28Aula 26: Etapas importantes para o M.V.PVídeo Aula
A utilização do M.V.P é uma técnica cada vez mais utilizada pelo ecossistema empreendedor, especialmente, no caso das empresas start-ups.
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29Exemplificando o conceito de M.V.PVídeo Aula
A consolidação de um M.V.P poderá contribuir para que o empreendedor valide o conceito de seu projeto de empreendimento.
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30Validando um M.V.PVídeo Aula
Exemplificando o conceito de M.V.P.
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31Aula 27: Product Market Fit ( Produto Adequado ao Mercado)Vídeo Aula
A adequação entre a oferta da solução e os problemas (dores) dos clientes é fundamental para o sucesso de um negócio. O Product Market Fit é outra estratégia que deve ser utilizada para validação do negócio.
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32Aula 28: O Que é "Pivotar" para uma startupVídeo Aula
Um grande diferencial das empresas start-ups é sua capacidade de mudar de rumo com muita rapidez, uma vez que podem assumir os riscos da mudança por terem pouco à perder na fase inicial. Este é o princípio essencial da pivotagem.
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33Definindo um modelo de negóciosVídeo Aula
Um modelo de negócios precisa descrever com clareza como toda empresa gera e oferece valor para seu público-alvo.
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34Aula 30: Tipos consolidados de modelos de negóciosVídeo Aula
Apresentamos uma série de modelos de negócios que já estão consolidados e são usualmente utilizados pelas start-ups e empresas emergentes.
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35Aula 31: Diversificação de Modelos de NegóciosVídeo Aula
Apresentamos uma série de modelos de negócios que já estão consolidados e são usualmente utilizados pelas start-ups e empresas emergentes.
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36A Inovação também pode ocorrer por meio de Modelos de NegóciosVídeo Aula
A Inovação pode ser implementada não apenas por meio de produtos e processos, mas também em Modelo de Negócios.
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37Modelo de NegóciosQuestionário
Múltipla Escolha
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38Aula 32: Questões decisivas para sua estratégia de marketingVídeo Aula
As estratégias de marketing serão decisivas para o êxito de todo projeto de empreendimento.
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39Aula 33: Marketing para pequenas empresas e startupVídeo Aula
O empreendedor de empresas de pequeno porte e start-ups precisará fazer uso de estratégias adequadas à sua realidade.
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40Aula 34: Avaliando seu clienteVídeo Aula
O mapeamento detalhado do perfil comportamental dos clientes e outros potenciais influenciadores nos processos decisórios de compra, precisa ser constantemente alvo de atenção dos empreendedores.
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41Perguntas que todo Empreendedor deve fazer antes de elaborar sua estratégia de mVídeo Aula
A elaboração e implementação de uma estratégia de marketing dependerá da convergência de diversos fornecedores: agências de propaganda, produtoras, institutos de pesquisas, gráficas etc.
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42Soluções e Instrumentos de MarketingVídeo Aula
As principais soluções e instrumentos que podem ser usados por empreendedores para elaboração de uma estratégia de marketing.
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43Decisões sobre a Marca da EmpresaVídeo Aula
O desenvolvimento da marca da empresa ou produto precisa ser criteriosa e contemplar alguns critérios básicos.
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44Identificando as razões de compra dos clientesVídeo Aula
Identificar com precisão as razões de compra do cliente é fundamental para o êxito de uma estratégia de marketing.
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45Custos de Aquisição de ClientesVídeo Aula
Conceitos como C.A.C - Custo de Aquisição de Clientes e L.T.V ( Life Time Value) " Valor" do Cliente ao Longo do Tempo, estão sendo disseminados pelas empresas start-ups.
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46Relacionamento com fornecedoresVídeo Aula
O relacionamento do empreendedor com agências de propaganda, gráficas, produtoras WEB, Empresas JR ou institutos de pesquisa é um fator crítico para uma estratégia de marketing ser bem sucedida.
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47Aula 36: Competências e engajamento de pessoasVídeo Aula
Apesar dos avanços na área de tecnologia da informação, a dimensão humana fará sempre a diferença para a trajetória de uma empresa.
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48Montando a equipe de um novo negócio.Vídeo Aula
A escolha do colaboradores, sócios, parceiros de negócios são de extrema relevância para empresas no estágio inicial e start-ups.
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49As Partes Interessadas de sua empresa.Vídeo Aula
"Partes Interessadas" ou " Stakeholders" de uma empresa abrangem, além dos clientes, investidores, colaboradores, parceiros, entre outros.
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50A importância da comunicação e negociaçãoVídeo Aula
Desenvolver habilidades em negociação e comunicação é um desafio para todo empreendedor.
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51Aula 38: Conceitos básicos de finanças que você não pode esquecerVídeo Aula
Compreender conceitos básicos de finanças é essencial para todo empreendedor, como observaremos nesta aula.
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52Indicadores financeiros que devem ser priorizados por todo empreendedorVídeo Aula
Indicadores como retorno sobre o investimento, rentabilidade e lucratividade, devem ser ser foco de atenção do empreendedor.
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53Aula 39: Pontos que merecem sua atenção na área jurídicaVídeo Aula
O auxílio na área jurídica pode evitar problemas futuros para os empreendedores.
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54Aula 40: Tipos de empresas no BrasilVídeo Aula
As principais tipologias e formatos de empresas de pequeno porte vigentes no Brasil.
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55Aula 41: Tributação, regulação, propriedade intelectual e questões trabalhistasVídeo Aula
Aspectos tributários, regulatórios e propriedade intelectual merecem toda atenção por parte dos empreendedores.
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56Lean CanvasVídeo Aula
O LEAN CANVAS é um método para modelagem de negócios proposto pelo Professor Ash Maurya, baseado no Business Model CANVAS, tendo como diferencial sua facilidade de aplicação.
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57Aula 42: O Plano de negóciosVídeo Aula
A elaboração de um plano de negócios, além de estabelecer diretrizes para o empreendedor, também poderá auxiliar na captação de recursos financeiros junto à investidores.
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58Aula 43: Uma proposta de plano de negócios prática e objetivaVídeo Aula
Num ambiente de negócios caracterizado por constantes mudanças, os planos de negócios deverão objetivos e consistentes. Vamos apresentar uma proposta de plano de negócios direcionado para empresas de pequeno porte e start-ups.
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59O PitchVídeo Aula
O PITCH é uma apresentação objetiva e concisa da Empresa, resumindo seu Plano de Negócios, enfatizando as seguintes questões: identificação das dores e solução, potencial de mercado, modelo de negócios, perfil da equipe, diferenciais da concorrência e necessidade de investimento. Geralmente, é um instrumento usado pelos empreendedores para conseguir investimentos ou parceiros estratégicos para a empresa.