Gestão de Conflitos
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
As interações humanas são terreno fértil para os conflitos.
É impossível escolher se teremos ou não conflitos; só podemos escolher como responder a eles.
A negociação torna-se uma palavra chave quando falamos dos conflitos.
Além disso, daremos enfoque a Liderança.
Dentre as diversas atribuições de um líder dentro de uma organização está a gestão de conflitos.
Neste curso você vai:
-
Compreender o papel do líder na gestão dos conflitos.
-
Entender os conceitos e impactos dos conflitos.
-
Reconhecer formas de conflitos / contextos.
-
Aprender técnicas modernas de Gestão de conflitos, dentre elas a Negociação.
Estrutura do Curso em 4 módulos principais:
-
Diferentes Visões do Conflitos
-
.Componentes do Conflito
-
Conversas difíceis
-
Técnicas de resolução de conflitos
-
2Diferentes Visões do ConflitoVídeo Aula
Esta aula tem por objetivo conceituar o que é um conflito, como identificá-lo de forma prática e apresentar as diferentes visões que se pode ter de um conflito.
Vamos aprender a importância do Líder reconhecer os conflitos e qual seu papel ao lidar com eles.
Serão apresentadas e detalhadas as 3 visões de conflito:
Visão Tradicional
Visão Interacionista
Visão com foco na Resolução do Conflito de forma construtiva
Sabemos que o conflito faz parte da vida pessoal e profissional e esta aula vais nos trazer mais consciência para reconhecer e escolher como lidar com eles.
-
3Agenda de Aprendizagem: realizar a reflexão sobre o aprendizado nesta aula.Texto
-
4Questionário - Diferentes Visões do ConflitoQuestionário
Este questionário tem por objetivo avaliar a retenção de conhecimento desta seção de nosso treinamento.
-
5Componentes do ConflitoVídeo Aula
Ao final desta aula você vai compreender como reagimos aos conflitos.
Basicamente temos algumas atitudes que são:
Negá-los
Evitá-los
Render-se aos conflitos.
Atropelar
Gerar compromisso
Resolução
Ao final da aula você saberá o que é cada um deles.
Além disso, temos vários componentes do conflito que serão explicados.
Os componentes variam:
Diferenças de opinião.
Diferenças pessoais
Escassez
Processos
Falta de recursos e estrutura.
Também vamos compreender que a consequência de um conflito é a parte mais delicada para a organização.
-
6Tarefa de Reflexão / Auto-avaliaçãoTexto
-
7Questionário - Componentes do ConflitoQuestionário
Este teste vai verificar o quanto você absorveu do conteúdo desta aula.
-
8Conversas DifíceisVídeo Aula
Nesta aula vamos aprender que os conflitos envolvem conversas difíceis.
Para lidar com estas conversas há um método mais apropriado e será aqui apresentado.
Abordaremos também como se preparar para uma conversa difícil.
Ser efetivo em uma conversa é ter como base fundamental a tarefa, o relação com o interlocutor e os valores pessoais.
Existem três fases neste tipo de conversa:
Preparação e planejamento da conversa.
Execução, que é a realização efetiva da conversa com a outra pessoa.
Reflexão sobre o aprendizado.
-
9Tarefa de Estruturação de uma Conversa DifícilTexto
-
10Questionário - Conversas difíceisQuestionário
Este questionário vai avaliar sua retenção de conhecimentos neste módulo do treinamento.
-
11Técnicas de Resolução de ConflitosVídeo Aula
Ao final desta aula você saberá as principais técnicas de resolução de conflitos e poderá utilizá-las no seu dia a dia de forma prática.
-
12Exercício - Técnicas de Resolução de ConflitosTexto
-
13Questionário - Técnicas de Resolução de ConflitosQuestionário
Este questionário tem por objetivo verificar a retenção de conhecimentos que ocorreu durante esta aula.