Planejamento e Desenvolvimento de Produtos
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- Currículo
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- Revisões
Em nosso dia a dia, estamos envolvidos com uma infinidade de produtos, visando atender nossas mais diferentes necessidades. O que muitas vezes não percebemos, é que o desenvolvimento de um produto exige uma série de ações, que vão desde o levantamento das necessidades dos consumidores, passando pelo projeto, desenvolvimento, fabricação, embalagem e finalmente, a distribuição no mercado.
Um aspecto igualmente importante é que os produtos precisam ser movimentados desde a fábrica até o mercado, passando por uma série de intermediários, devem atender a outros requisitos, para que sejam adequados ao transporte e armazenamento, nos diferentes canais até chegar efetivamente ao consumidor final.
Considerando-se a grande quantidade de produtos similares no mercado, é ainda fundamental que o lançamento de um novo produto crie, no consumidor, o desejo de ser experimentado, frente a uma gama enorme de outras possibilidades. Assim, conhecer os produtos concorrentes, as suas vantagens e desvantagens frente ao seu produto, é importante para o sucesso de um lançamento.
Assim, o planejamento e o desenvolvimento de produtos são temas importantíssimos para que o fabricante possa fazer frente à concorrência no mercado, de forma que este reconheça o seu produto como um diferencial em relação aos demais e, portanto, passe a consumi-lo, muitas das vezes substituindo-o por outros já utilizados.
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1Boas vindas ao nosso curso!Vídeo Aula
Nessa primeira aula, você vai conhecer todo o conteúdo do curso, além da metodologia que será utilizada para consolidação dos conhecimentos adquiridos.
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2Dúvidas? Estou aqui para ajudar!Texto
Não fique com dúvidas sobre os temas das aulas. Estou sempre à disposição para responder suas perguntas.
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3Samsung lança 21 novos smartphones até agosto de 2021Texto
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4Orientações iniciais sobre o projeto do cursoVídeo Aula
Nessa aula, você terá as orientações iniciais sobre o projeto do curso. Conforme orientação da aula, baixe e guarde o arquivo do workbook do projeto em seu computador.
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5IntroduçãoVídeo Aula
Nessa aula introdutória do módulo, vamos conhecer os temas que serão estudados sobre o consumidor. Aproveite para baixar os slides e o e-book do módulo para melhor acompanhar as aulas. Bons estudos!
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6Quem é o consumidor?Vídeo Aula
Nessa aula vamos conhecer o consumidor, suas necessidades básicas e de que forma os ambientes em que vive podem influenciar seus desejos.
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7O consumidor é quem decideVídeo Aula
Nessa aula vamos conhecer de que forma os consumidores podem ser influenciados por pessoas ou grupos e como se dá o processo de decisão em uma compra.
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8Os valores considerados pelo consumidorVídeo Aula
Nessa aula, descreveremos os principais valores considerados pelos consumidores nas suas decisões de compra: preço, prazo, informações, documentação e qualidade intrínseca.
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9O que o consumidor entende por qualidade do produto?Vídeo Aula
Nessa aula vamos discutir alguns conceitos sobre qualidade do produto de forma a avaliarmos o que o consumidor entende por qualidade do produto.
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10Estudo de caso: Comportamento dos consumidores de produtos de luxoTexto
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11Projeto do Curso: Entendendo o consumidorTexto
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12IntroduçãoVídeo Aula
Nessa aula introdutória, vamos conhecer os temas que serão apresentados sobre o mercado. Não esqueça de baixar os slides e o e-book do módulo para melhor acompanhar as aulas. Bons estudos!
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13Qual é o seu mercado?Vídeo Aula
Nessa aula, analisaremos uma definição de mercado, buscando entender seu significado, e os diferentes tipos de mercados, abordando suas principais características.
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14O conceito de marketingVídeo Aula
Nessa aula, abordaremos o conceito de marketing e de que forma ele pode ser utilizado pelas empresas como uma ferramenta para identificação e desenvolvimento de produtos.
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15A importância da marcaVídeo Aula
Nessa aula, vamos discutir a importância da marca, mostrando de que forma as empresas podem se estabelecer na mente dos consumidores através da marca de seus produtos.
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16Pesquisas de mercadoVídeo Aula
Nessa aula, abordaremos as pesquisas de mercado, enfatizando de que forma podem ser utilizadas com o objetivo de levantar informações para subsidiarem as empresas no desenvolvimento de produtos.
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17Segmentação do mercadoVídeo Aula
Nessa aula, estudaremos as diferentes abordagens na segmentação de mercados, tanto os de consumidores individuais, quanto os mercados organizacionais.
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18Mercado organizacionalVídeo Aula
Nessa aula, vamos estudar as características e os processos de compra relacionados ao mercado organizacional, que é aquele envolvendo a comercialização de produtos entre empresas.
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19Estudo de caso: Construindo a marca a partir da segmentação de mercadoTexto
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20Projeto do curso: Entendendo o mercadoTexto
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21IntroduçãoVídeo Aula
Nesse módulo, vamos analisar o produto, sua conceituação, classificação, tipos e dois aspectos importantes para o mercado, que são o conceito de qualidade total e a precificação de produtos.
Anexo a essa aula, você tem disponível os slides das aulas e um e-book com o texto de apoio às aulas desse módulo. Baixe para utilizar durante o acompanhamento das aulas.
Bons estudos!
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22O que é o produto?Vídeo Aula
Nessa aula, vamos discutir os conceitos básicos sobre os produtos, analisando os diferentes tipos e hierarquias de produtos, visando atender às diversas necessidades dos consumidores.
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23Classes de produtosVídeo Aula
Nessa aula apresentaremos as diferentes classes de produtos e suas principais características, destacando os bens de consumo, bens industriais, serviços, ideias, lugares e pessoas.
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24Linhas de produtoVídeo Aula
Nessa aula, analisaremos o conceito de linhas de produtos, e os principais movimentos das empresas no sentido de ampliar ou complementar suas linhas de produtos.
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25Mix de produtosVídeo Aula
Nessa aula, analisaremos o mix de produtos e as alternativas que as empresas podem adotar para melhor organizarem o portfólio de seus produtos.
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26Qualidade total do produtoVídeo Aula
Nessa aula, abordaremos o conceito de qualidade total do produto, introduzido pelas empresas japonesas nas práticas de gestão das empresas ocidentais, bem como os princípios que o norteiam.
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27Precificação do produtoVídeo Aula
Nessa aula, abordamos a precificação do produto, apresentando algumas das principais estratégias, utilizadas pelas empresas, na definição de preços de seus produtos.
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28A natureza dos serviçosVídeo Aula
Nessa aula, estudaremos a natureza dos serviços, que é um tipo de produto que apresenta algumas peculiaridades em relação aos demais e vem crescendo significativamente nos mercados.
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29Estudo de caso: Gestão do portfólio de produtosTexto
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30Projeto do curso: Definindo o produtoTexto
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31IntroduçãoVídeo Aula
Nas aulas desse módulo, vamos discutir a teoria do ciclo de vida do produto, apresentando o comportamento clássico, mas também casos excepcionais, finalizando com uma discussão sobre a redução na duração do ciclo de vida dos produtos.
Não esqueça de baixar os slides das aulas e o e-book com o texto base, para facilitar o acompanhamento das aulas.
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32Teoria clássica do ciclo de vida do produtoVídeo Aula
Nessa aula, vamos apresentar os conceitos básicos sobre a teoria do ciclo de vida do produto e o comportamento clássico da curva de vida do do produto.
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33Casos excepcionais do ciclo de vida do produtoVídeo Aula
Nessa aula, vamos discutir alguns comportamentos excepcionais do ciclo de vida do produto, mostrando a influência das ações das empresas na alteração do comportamento clássico.
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34Análise crítica do ciclo de vida do produtoVídeo Aula
Nessa aula, analisamos algumas críticas feitas pelos autores à teoria do ciclo de vida do produto, considerando suas diferentes argumentações.
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35Reflexão: O ciclo de vida dos produtos estão mais curtos?Texto
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36Os ciclos de vida dos produtos estão mais curtos?Vídeo Aula
Nessa aula, vamos discutir uma questão bastante singular. Estariam os ciclos de vida dos produtos mais curtos? Que fatores contribuem para essa redução?
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37Estudo de caso: Impactos de projetos no ciclo de vida de um produtoTexto
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38Projeto do curso: Entendendo o ciclo de vida do produtoTexto
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39IntroduçãoVídeo Aula
Nesse módulo, discutiremos a importância da inovação de produtos, analisando os motivos que levam as empresas à buscarem constantemente trazer novidades ao mercado. Vamos abordar, também, a questão da sustentabilidade nas inovações.
Não esqueça de baixar os slides das aulas e o e-book com o texto base, nos arquivos anexos a essa aula, para que possa utilizá-los ao longo das aulas do módulo.
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40O que é um produto novo?Vídeo Aula
Nessa aula, vamos analisar o que caracteriza um produto como novo. Será que, necessariamente, um produto novo é algo inédito?
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41Por que desenvolver um novo produto?Vídeo Aula
Nessa aula, vamos analisar os motivos que levam as empresas ao desenvolvimento de um novo produto e quais são as principais barreiras enfrentadas.
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42Sucessos e fracassos de novos produtosVídeo Aula
Nessa aula, vamos analisar algumas situações que levam ao fracasso de alguns produtos. Como exemplo, apresentaremos dois casos de fracasso de produtos introduzidos no mercado brasileiro.
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43Teoria da difusão das inovaçõesVídeo Aula
Nessa aula, iniciaremos o estudo da Teoria da Difusão das Inovações, que estuda de que forma uma inovação é adotada pelo mercado.
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44Categorias de adotantes das inovaçõesVídeo Aula
Nessa aula, vamos descrever as cinco categorias de adotantes do mercado, segundo a Teoria da Difusão das Inovações. Vamos analisar os diferentes perfis e suas principais características.
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45Reflexão: Com qual categoria de adotantes das inovações você mais se identifica?Texto
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46O processo de adoção das inovaçõesVídeo Aula
Nessa aula, analisaremos as etapas que constituem um processo de adoção de um novo produto, considerando particularidades inerentes às diferentes categorias de adotantes.
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47Inovação e sustentabilidadeVídeo Aula
Nessa aula, abordaremos a importância da sustentabilidade no desenvolvimento do produto, apresentando alguns conceitos a respeito do tema, que já são discutidos há algum tempo pela sociedade.
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48Estudo de caso: Inovação e Sustentabilidade em uma empresa de cosméticosTexto
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49Projeto do curso: O produto é inovador?Texto
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50IntroduçãoVídeo Aula
O objetivo desse módulo é analisar algumas metodologias para desenvolvimento do produto, enfatizando suas principais diferenças.
Além disso, vamos discutir a importância do desenvolvimento das embalagens e da rotulagem do produto.
Não esqueça de baixar os arquivos contendo os slides das aulas e o e-book com o texto base, de forma que possam ser utilizados como material de referência durante as aulas do módulo.
Bons estudos!
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51Evolução da produção e impactos nos produtosVídeo Aula
Nessa aula, vamos apresentar a evolução da produção, desde a Antiguidade até os tempos atuais, enfatizando suas características e os impactos nos produtos e nos mercados.
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52Modelo tradicional de desenvolvimento de produtosVídeo Aula
Nessa aula, analisaremos o chamado modelo tradicional para desenvolvimento de produtos. Esse modelo é típico das empresas ocidentais e considera um conjunto sequencial de ações.
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53Modelo japonês de desenvolvimento de produtosVídeo Aula
Nessa aula, analisaremos um outro modelo de desenvolvimento de produtos, trazido para o ocidente pelas empresas japonesas. O modelo japonês, ao contrário do tradicional, ocorre de forma cíclica, havendo possibilidade das etapas acontecerem ao mesmo tempo.
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54Comparação entre os modelosVídeo Aula
Nessa aula, faremos uma síntese através da comparação entre o modelo tradicional e o modelo japonês para desenvolvimento de produtos.
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55Embalagem e rotulagemVídeo Aula
Nessa aula, vamos discutir os objetivos e a importância das embalagens e da rotulagem dos produtos, mostrando que a embalagem vai muito além da proteção do produto.
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56Estudo de caso: Desenvolvimento de um novo produto em uma indústria de metaisTexto
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57Projeto do curso: Desenvolvimento do produtoTexto
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58IntroduçãoVídeo Aula
Nesse módulo, discutiremos o canal de marketing do produto, responsável por fazer com que o produto chegue adequadamente ao consumidor, através de diferentes estruturas e membros.
Vamos analisar a importância de que os membros do canal sejam conscientizados sobre sua participação nesse processo de distribuição.
Você pode baixar os arquivos com os slides utilizados nas aulas e com o texto base do módulo, para servir como referência no acompanhamento das aulas.
Bons estudos!
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59Estruturas de canal para distribuição de produtosVídeo Aula
Nessa aula, vamos apresentar algumas diferentes estruturas de canal de marketing, comentando as funções dos principais membros e algumas diferentes formas de distribuição.
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60Planejamento do canal de distribuição de produtosVídeo Aula
Nessa aula, analisaremos o planejamento do canal de distribuição de produtos, considerando as formas de cooperação e os principais conflitos existentes entre os diferentes membros do canal.
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61Como envolver os membros do canal no desenvolvimento do produto?Vídeo Aula
Nessa aula, vamos analisar de que forma as empresas podem envolver os membros do canal de distribuição no desenvolvimento de seus produtos, analisando as vantagens desse envolvimento.
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62Varejo globalizadoVídeo Aula
Nessa aula, analisaremos os motivos que levam as empresas a buscarem mercados internacionais, e os impactos decorrentes desta decisão.
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63Canais digitaisVídeo Aula
Nessa aula, discutiremos os canais digitais, que são uma modalidade mais recente e que tiveram um grande estímulo com diversas situações que levaram os consumidores a buscarem adquirir seus produtos através desses canais.
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64Estudo de caso: Estudo da competitividade de diferentes canais de distribuiçãoTexto
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65Projeto do curso: O canal de marketing do produtoTexto
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66IntroduçãoVídeo Aula
Esse é o último módulo do curso, antes de sua conclusão. Nele, iremos discutir o planejamento de marketing para o lançamento do produto e algumas formas de marketing para abordagem do consumidor.
Você pode baixar os arquivos com os slides das aulas do módulo e com o texto base para utilizar durante o acompanhamento das aulas.
Bons estudos!
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67Como divulgar um produto?Vídeo Aula
Nessa aula, vamos analisar quais são os elementos que compõem uma comunicação eficaz.
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68Planejamento de marketing para o lançamento do produtoVídeo Aula
Nessa aula, apresentaremos as etapas que compõem um plano eficaz para comunicação no lançamento de um produto no mercado.
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69Marketing diretoVídeo Aula
Nessa aula, estudaremos o marketing direto como uma ferramenta de contato direto entre a empresa e o consumidor, utilizada tanto para divulgação de produtos quanto para o fortalecimento de seus relacionamentos.
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70Marketing digitalVídeo Aula
Nessa aula, vamos analisar o marketing digital, que é uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos, fazendo com que as empresas passassem a utilizar mais intensamente como forma de contato com seus consumidores.
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71Marketing de serviçosVídeo Aula
Nessa aula, tratamos do marketing de serviços, apresentando suas particularidades em relação ao marketing de produtos.
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72Estudo de caso: Lançamento da massa Barilla sem glúten usando comunicação onlineTexto
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73Projeto do curso: Lançamento do produtoTexto
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