C# - Aplicando Princípios SOLID na prática
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
O objetivo deste curso é mostrar o que são e como aplicar os princípios SOLID na prática usando a linguagem C# bem como usar os principais conceitos da programação orientada a objetos para ter o um código limpo.
O curso também apresenta os fundamentos da programação orientada a objetos (POO) e seus conceitos na linguagem C#.
Na primeira seção vamos apresentar os conceitos básicos da POO como classes, objetos, construtores, propriedades, métodos, métodos estáticos, métodos de extensão, nomenclatura, modelo anêmico, herança, Upcast e DownCast e os Operadores is e as.
Na segunda seção veremos os conceitos de Diagrama de classes, UML, herança, composição, agregação, interfaces, classes abstratas, modificador sealed, interfaces, comparação entre interfaces e classes abstratas, polimorfismo e Default member interface.
E a seguir apresentaremos os princípios SOLID o que são, como atuam , como identificar e como aplicar os princípios para corrigir problemas no seu código. O curso apresenta também o que os conceitos sobre Code Smell e o princípio DRY – Don´t Repeat YourSel.
Vamos apresentar os Princípios da Responsabilidade Única ou SRP, o princípio Open Close ou OCP, o princípio da Substituição de Liskov ou LSP, o princípio da Segragação da interface ou ISP e o princípio da Inversão da Dependência.
Cada seção além de exemplos práticos possui exercícios propostos e resolvidos para que o conteúdo seja assimilado.
-
1Ambiente de trabalho e ferramentas utilizadasVídeo Aula
-
2Usando o Visual Studio 2019 CommunityVídeo Aula
-
3Usando o Visual Studio CodeVídeo Aula
-
4O paradigma da Programação Orientada a Objetos - POOVídeo Aula
-
5Classes e ObjetosVídeo Aula
-
6ConstrutorVídeo Aula
-
7A palavra thisVídeo Aula
-
8Modificadores de AcessoVídeo Aula
-
9PropriedadesVídeo Aula
-
10Encapsulamento e Modelo de DomínioVídeo Aula
Usando o encapsulamento em propriedades para definir um modelo de domínio rico
-
11Encapsulamento e Modelo de Domínio - PráticaVídeo Aula
Exemplo prático de uso do encapsulamento para criar modelo de domínios ricos
-
12Métodos e Sobrecarga de MétodosVídeo Aula
-
13Métodos : Parâmetros OpcionaisVídeo Aula
-
14Métodos : Argumentos NomeadosVídeo Aula
-
15Métodos EstáticosVídeo Aula
-
16Métodos de ExtensãoVídeo Aula
-
17Nomenclatura para classes, métodos, propriedades, variáveis locais, namespacesVídeo Aula
-
18Modelo de domínio AnêmicoVídeo Aula
Apresentando os conceitos do modelo de domínio anêmico, suas consequências e como evitá-lo.
-
19Herança : Conceitos básicosVídeo Aula
-
20Herança : Comportamentos e ConsideraçõesVídeo Aula
-
21Herança : ConstrutoresVídeo Aula
-
22Herança : DownCasting e UpCastingVídeo Aula
-
23Os operadores : is e asVídeo Aula
-
24ExercíciosVídeo Aula
-
25Exercícios - RespostaVídeo Aula
-
26Diagrama de ClassesVídeo Aula
-
27UML - HerançaVídeo Aula
-
28UML - ComposiçãoVídeo Aula
-
29UML - AgregaçãoVídeo Aula
-
30Acoplamento : ConceitoVídeo Aula
-
31Composição versus HerançaVídeo Aula
-
32Classes AbstratasVídeo Aula
-
33O modificador sealedVídeo Aula
-
34InterfacesVídeo Aula
-
35Interfaces : VantagensVídeo Aula
-
36Interfaces : Desacoplando código : ConceitoVídeo Aula
-
37Interfaces : Desacoplando Código : ImplementaçãoVídeo Aula
-
38Classes Abstratas versus InterfacesVídeo Aula
-
39Classes Abstratas versus Interfaces : ImplementaçãoVídeo Aula
-
40PolimorfismoVídeo Aula
-
41C# 8 - Default Member InterfacesVídeo Aula
-
42ExercíciosVídeo Aula
-
43Exercícios - Resposta 1Vídeo Aula
-
44Exercícios - Resposta 2Vídeo Aula