Análise de Viabilidade Financeira de Projetos e Investimento
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Tomar decisões inteligentes é fundamental para conseguirmos atingir nossos objetivos profissionais ou pessoais. Quando falamos em dinheiro, torna-se ainda mais decisivo a nossa preparação para conseguir investi-lo de maneira consciente e estratégica. Este treinamento trará conceitos e técnicas financeiros que preparará os alunos a avaliar a viabilidade financeira de uma aplicação, podendo ser na aquisição de algum negócio, investimento em algum projeto, uma aplicação financeira, ou qualquer outra movimentação financeira que envolva entrada e saída de capital. Avaliar a viabilidade financeira de um fluxo de caixa, é a melhor maneira de tomar as decisões corretas em relação à seus investimentos, ou ainda indicar as opções mais rentáveis ao seu empregador, destacando-se em seu ambiente de trabalho.
O curso foi estruturado de maneira muito dinâmica, ou seja, a cada tema apresentado faremos exemplos numéricos e resolveremos exercícios de forma bem prática. O conteúdo possui 4:30 horas de duração distribuídas em 46 aulas com 15 exemplos e 28 exercícios resolvidos de maneira prática pelo instrutor, ainda são trazidos mais 12 exercícios extras. Desta maneira, a maior quantidade de tempo do treinamento está alocada na prática e solução de problemas. Os exercícios estão apresentados em aulas separadas, proporcionando ao aluno, que porventura já domina algum tema especifico, prosseguir sem a obrigatoriedade de passar por todos as resoluções.
Não tenho dúvidas que o conteúdo é muito engrandecedor e tem muito valor a agregar aos alunos.
-
1Apresentação do Treinamento / InstrutorVídeo Aula
Nesta primeira aula, apresentaremos o tema que será abordado neste treinamento, seu significado e sua relação com o dia a dia das pessoas em geral. Falaremos sobre o público alvo e como a capacitação para aplicar ferramentas adequadas pode te auxiliar a pensar de maneira estratégica e a nível executivo no dinheiro.
-
2Introdução / Estruturação do TreinamentoVídeo Aula
Neste encontro, traremos definições relevantes sobre o tema e apresentaremos o formato em que o material foi estruturado.
-
3Conceitos BásicosVídeo Aula
Nesta sessão, falaremos sobre regime de capitalização e nessa aula traremos conceitos fundamentais para compreendermos por completo este tema.
-
4Regime de Capitalização SimplesVídeo Aula
Nesta aula, traremos os conceitos sobre regime de capitalização simples e definiremos a fórmula para cálculo.
-
5Exercício 1: Regime de Capitalização SimplesVídeo Aula
Aqui traremos o primeiro exercício de um total de quatro problemas a serem resolvidos. Faremos de forma manual, para que quem nos assiste possa acompanhar a construção do raciocínio de maneira didática e explicativa. Os exercícios de juros simples estão divididos em três aulas, desta maneira, caso você já tenha compreendido o conceito ou já domina o assunto, é possível avançar para a próxima etapa.
Este primeiro exercício consiste em identificar os juros auferidos em uma aplicação de capital após um determinado período de tempo.
-
6Exercícios 2 e 3: Regime de Capitalização SimplesVídeo Aula
Nesta aula, temos dois problemas. O primeiro consiste em identificar a taxa de juros simples de um financiamento. Em sequencia, temos de indicar o tempo necessário que um capital precisa ficar investido para duplicar aplicado a uma determinada taxa.
-
7Exercício 4: Regime de Capitalização SimplesVídeo Aula
Problema consiste em identificar o período para que dois investimentos distintos possuam o mesmo montante.
-
8Regime de Capitalização CompostaVídeo Aula
Em regime de capitalização composta, falaremos sobre a dinâmica e maneira de cálculo de juros compostos e seus efeitos sobre o capital. Definiremos a fórmula de cálculo para que fique muito claro sua estruturação e aplicação.
-
9Exercício 1: Regime de Capitalização CompostaVídeo Aula
Nesta aula, iniciamos a apresentação dos exercícios de juros compostos. Assim como anteriormente, faremos os exercícios de maneira manual, bem explicativa e também apresentaremos os exercícios separadamente.
Este exercício, consiste em identificar o juros auferidos em uma determinada aplicação de juros compostos.
-
10Exercício 2: Regime de Capitalização CompostaVídeo Aula
Este problema, consiste em identificar a taxa de juros mediante uma aplicação que rendeu juros iguais ao capital aplicado.
-
11Exercício 3: Regime de Capitalização CompostaVídeo Aula
Desta vez, é dado um período de aplicação em mês e deseja-se saber qual a taxa de juros composto trimestral da aplicação.
-
12Exercício 4: Regime de Capitalização CompostaVídeo Aula
O problema, consiste em identificar a taxa de juros composta aplicada sobre uma venda onde o pagamento somente será efetuado após um determinado período.
-
13Definição de Fluxo de CaixaVídeo Aula
Nesta aula, será abordado os conceitos de um fluxo de caixa. Será apresentado como estruturar de maneira esquemática um fluxo de caixa e identificar os períodos que envolvem a movimentação de capital. A representação esquemática, será fundamental para percebermos que a mesma quantia de capital possui valores distintos em cada período de uma linha do tempo.
-
14Exercício 1: Fluxo de CaixaVídeo Aula
Esta sessão será representada por três exercícios de fluxo de caixa que também serão resolvidos de maneira manual. Serão três exercícios apresentados em três aulas.
Este primeiro problema, consiste em representar um fluxo de caixa de uma aplicação financeira do ponto de vista de quem aplica e do ponto de vista de quem empresta.
-
15Exercício 2: Fluxo de CaixaVídeo Aula
Neste caso, um empresário efetua um investimento em um equipamento que lhe rende retornos financeiros durante sua vida útil. O problema consiste em representar de maneira esquemática este fluxo de caixa.
-
16Exercício 3: Fluxo de CaixaVídeo Aula
Agora, um motorista adquiri um veículo financiado e possuirá parcelas fixas a serem quitadas. Após um período, o motorista passa também a gerar uma receita com este veículo. Pede-se a representação esquemática do fluxo de caixa. O objetivo é verificarmos como se representa entradas e saídas de dinheiro de maneira constante.
-
17Taxas Equivalentes Simples e CompostaVídeo Aula
Nesta sessão, será apresentado o funcionamento de conversão de taxas de juros em regime de capitalização simples e composta. Ensinaremos a dinâmica das conversões, possibilitando converter taxas em quaisquer unidade de tempo.
Nas aulas seguintes, faremos três exercícios de taxas equivalentes para juros simples e três para juros compostos. A dinâmica de solução dos problemas se manterão iguais aos apresentados na solução dos exercícios anteriores.
-
18Exercício 1: Taxas Equivalentes SimplesVídeo Aula
Nesta aula, calcularemos a taxa de juros mensal auferidas em uma aplicação em regime de capitalização simples dada em um fluxo de caixa apresentado em dias.
-
19Exercício 2: Taxas Equivalentes SimplesVídeo Aula
Nesta aula, é dado um fluxo de caixa em meses e se deseja saber a taxa de juros anual de uma aplicação.
-
20Exercício 3: Taxas Equivalentes SimplesVídeo Aula
O problema consiste em identificar a taxa de juros anual presente em dois fluxos de caixa dados em dias.
-
21Exercício 1: Taxas Equivalentes CompostasVídeo Aula
O problema consiste em converter uma taxa mensal em um determinado período dado em dias, mediante ao regime de capitalização composto
-
22Exercício 2: Taxas Equivalentes CompostasVídeo Aula
Nesta questão, deve-se indicar o melhor cenário de aplicação de capital visto que as taxas dadas estão em base de tempo distintas.
-
23Exercício 3: Taxas Equivalentes CompostasVídeo Aula
O exercício solicita a taxa mensal de um determinado financiamento, mediante um fluxo de caixa dado em dias.
-
24Inflação e Taxa Real de JurosVídeo Aula
Nesta aula, falaremos sobre inflação e taxa real de juros. Este assunto se torna trivial para o treinamento para entendermos os impactos que geram o aumento dos preços em nossos investimentos e aplicações. É fundamental entendermos a sistemática e a diferença entre taxa de juros e taxa real de juros, ou ainda, a diferença entre ganho e ganho real. Fundamentalmente, também é um ótimo exercício para pensarmos em valor do dinheiro em uma linha do tempo, e perceber como este valor é influenciado pelos juros e a inflação em uma linha do tempo.
-
25Exercício 1: Taxa Real de JurosVídeo Aula
Nesta aula, será solicitado a taxa real de juros de uma aplicação sabendo a taxa de juros e a inflação aplicada no período.
-
26Exercício 2: Taxa Real de JurosVídeo Aula
Desta vez, o problema consiste em identificar a taxa de inflação em um determinado período referente à um empréstimo com taxa de juros e taxa real dada.
-
27Exercício 3: Taxa Real de JurosVídeo Aula
Nesta aula, deseja-se encontrar a taxa de juros de um empréstimo sabendo a taxa real desejada e a inflação do período.
-
28Exercício 4: Taxa Real de JurosVídeo Aula
O problema consiste em identificar o montante de uma aplicação efetuada a muito tempo atrás. Traz uma boa reflexão em relação à taxa de juros real e inflação.
-
32Definição VPLVídeo Aula
Toda esta sessão será sobre VPL. Nesta aula definiremos a metodologia e apresentaremos seus principais efeitos para uma análise de viabilidade de investimentos. Abordaremos as principais diferenças entre a metodologia do payback e o motivo pelo qual se apresenta como uma excelente ferramenta de análise.
-
33Exemplo VPLVídeo Aula
Nesta aula, será apresentada de maneira prática os conceitos do Valor Presente Líquido, sua sistemática de cálculo será definida e a aplicação prática será exercitada através dos exemplos.
-
34Apresentação das Ferramentas: Planilha e Calculadora FinanceiraVídeo Aula
Esta aula, trará duas ferramentas auxiliares e super práticas para a solução de projetos que visão a indicação de viabilidade. A primeira ferramenta é uma planilha construída para indicar a aceitação ou não de um projeto. A segunda ferramenta é a apresentação da calculadora financeira HP. Será demonstrado as funcionalidades básicas que utilizaremos em nosso treinamento.
-
35Exercício 1: VPLVídeo Aula
-
36Exercício 2: VPLVídeo Aula
O problema, consiste em recomendar a melhor opção de pagamento mediante à dois fluxos de caixa apresentado.
-
37Exercício 3: VPLVídeo Aula
Neste exercício, teremos de indicar se um determinado investimento deve ou não ser aceito após análise de viabilidade financeira utilizando o método do Valor Presente Líquido.
-
38Exercício 4: VPLVídeo Aula
Nesta aula, devemos recomendar qual a melhor opção de aplicação financeira dado dois fluxos de caixa.
-
39Entendendo a TIRVídeo Aula
Por fim, nesta aula, será apresentado a metodologia a Taxa Interna de retorno, ou seja, a terceira metodologia para análise de viabilidade de investimentos do treinamento e, juntamente com o VPL, a mais recomendada.
-
40Exemplo de TIRVídeo Aula
Nesta etapa, aplicaremos de maneira prática a metodologia, utilizando exemplos numéricos. As ferramentas apresentadas na sessão anterior, também serão aplicadas nesta sessão para cálculo da Taxa Interna de Retorno.
-
41Exercício 1: TIRVídeo Aula
Nesta aula, o problema consiste em identificar a taxa de juros de um determinado financiamento.
-
42Exercício 2: TIRVídeo Aula
Novamente, o problema consiste em responder qual a taxa de juros de um determinado financiamento porém com um fluxo de caixa onde há períodos de sem pagamentos.
-
43Exercício 3: TIRVídeo Aula
O problema traz duas situações, a primeira é identificar a TIR de um fluxo de caixa dado e a outra é indicar se o investimento deve ou não ser efetuado.
-
44Exercício 4: TIRVídeo Aula
Nesta aula, traremos uma excelente reflexão sobre TIR e VPL. Este exercício é fundamental para entendermos a maneira com que ambas as metodologias podem indicar as melhores opções de investimento.