Gestão de pessoas: me tornei gestor, e agora?
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A transição de carreira para começar o cargo de gestor de pessoas é uma das mais desafiadoras e mais importantes. Cerca de 76% do engajamento de qualquer equipe é diretamente relacionado ao papel do gestor. Ou seja, a sua cadeira é a mais decisiva para o nível de comprometimento da empresa. Isso traz uma enorme responsabilidade
Nesse curso você vai aprender estratégias simples e práticas para tornar essa transição um sucesso. Começaremos falando das 3 maiores armadilhas no início dessa transição e como evitá-las. Esse é um módulo importante para você entender quais são as situações que geralmente atrapalham a performance da maioria dos gestores.
No segundo módulo, você vai ter um passo a passo para estruturar três tipos essenciais de conversa com o seu time. Você terá acesso a técnicas que aumentam em 33% o engajamento do time e tem potencial de alavancar 12,5% a produtividade da sua equipe. Acredite! O segredo para a boa liderança está em estratégias simples de conversas que geralmente passam despercebidas pela maioria das pessoas.
No terceiro módulo, você conhecerá os segredos de feedbacks que promovem mudança e trazem motivação para as pessoas do seu time. O feedback é uma ferramenta central na gestão e muitas vezes geram efeitos negativos ao invés de ajudar.
Tudo isso vai acontecer em aulas dinâmicas, com simulações de situações da vida real. Queremos que o curso seja prático, produtivo e divertido.
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1Introdução: Por que essa transição é a mais difícil e a mais importante?Vídeo Aula
Nesta aula você conhecerá alguns dados que demonstram a relevância do papel do gestor para gerar engajamento no dia a dia da equipe.
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2Armadilha 1 - Tendência de querer clonesVídeo Aula
Nesta aula você conhecerá o risco do gestor criar uma expectativa de que sua equipe tenha comportamentos parecidos com os seus. Ao final da aula, você estará mais preparado para identificar essa armadilha e entender como evitá-la.
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3Atividade 1 - conheça o seu perfil de comportamento e mapeie os da sua equipeTexto
Nesta aula você terá acesso a uma ferramenta que mapeia o seu estilo de comportamento. Além disso, vai aprender a identificar os estilos das pessoas da sua equipe e entender qual a melhor estratégia para interagir com cada um dos perfis.
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4Quiz dos 4 elementosQuestionário
Nesse quiz testaremos o quanto você está preparado para identificar e se adaptar aos 4 perfis de comportamento.
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5Armadilha 2 - Tendência a voltar para o operacionalVídeo Aula
Nesta aula você entenderá os riscos de executar as tarefas operacionais do seu cargo anterior. No material complementar, você terá acesso a um guia de perguntas que auxiliarão o gestor a delegar mais e executar menos.
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6Armadilha 3 - Colocar mais foco gestão de atividades do que na gestão de pessoasVídeo Aula
Nesta aula você conhecerá a diferença entre a gestão de atividades e gestão de pessoas. No material complementar você terá um guia com sugestão de estratégias de gestão de pessoas que você deve cumprir semanalmente, quinzenalmente, mensalmente e semestralmente, tanto com os indivíduos, quanto com o time como todo.
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7Simulação 1: Estudo de caso - Encontre as armadilhasVídeo Aula
Nessa aula, a Miranda, gestora recém-promovida, vai interagir com uma pessoa de sua equipe. O desafio aqui é encontrar os momentos em que a Miranda cai em uma ou mais armadilhas e propôr alternativas de solução.
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8Devolutiva do Estudo de Caso 1Vídeo Aula
Nessa aula explicarei as armadilhas do vídeo anterior e apresentarei alternativas melhores de condução da conversa.
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9Conclusão da primeira sessãoVídeo Aula
Aqui faremos um resumo dos conceitos trabalhados ao longo da primeira sessão.
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10Introdução à sessão 2: conversas são a base da gestãoVídeo Aula
Nesta aula apresentaremos o tema do segundo módulo: os 3 tipos de conversa que o gestor precisa ter com a equipe para garantir engajamento no dia a dia.
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11Habilidades básicas: Pergunta AbertaVídeo Aula
Nesta aula você vai entender a importância de construir conversas a partir de perguntas poderosas. Apresentaremos as características das perguntas bem estruturadas e a sua relevância para promover o desenvolvimento da equipe.
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12Habilidades básicas: Escuta AlertaVídeo Aula
Nesta aula você vai aprender os pilares para garantir uma escuta de qualidade. Vai também compreender a importância da escuta para garantir uma boa relação entre gestor e equipe.
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13Habilidades básicas: Pergunta Aberta e Escuta AlertaQuestionário
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14Conversas de Quebra-GeloVídeo Aula
Nesta aula você vai entender a importância de uma conversa que gere proximidade entre o gestor e a equipe. O material complementar propõe algumas estratégias simples para a estruturação dessas conversas.
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15Conversas BússolaVídeo Aula
Nesta aula você vai entender um dos maiores segredos para garantir a produtividade dos indivíduos e do time. O material complementar sugere um passo a passo para a condução dessas conversas.
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16Conversas TrampolimVídeo Aula
Um dos diferenciais dos bons gestores é a capacidade de identificar e explorar os talentos de cada pessoa de seu time. Nesta aula apresentaremos estratégias para realizar essas conversas. O material complementar apresenta cinco perguntas chave para ajudar o gestor a identificar os talentos de cada pessoa de seu time.
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17Atividade: Estudo de Caso 3 - Conversa entre Miranda e equipeVídeo Aula
Nesta aula a Miranda, gestora recém promovida, vai interagir com uma pessoa de sua equipe. Observe qual o tipo de conversa a gestora está conduzindo e quais informações relevantes aparecem durante o diálogo.
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18Atividade: Preencha a ficha individual para potencializar talentosTexto
Nesta aula você vai colocar a mão na massa. O objetivo é o de identificar os talentos presentes na analista Julia, na aula anterior. A partir disso, você preencherá a ficha de Plano Individual que está nos materiais complementares. A proposta é que você utilize essa ficha também para a sua equipe.
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19Conclusão da segunda sessãoVídeo Aula
Parabéns pela conclusão do módulo 2!
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20Introdução: Importância e desafios das conversas de feedbackVídeo Aula
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21Os diferentes tipos de FeedbackVídeo Aula
Nesta aula apresentaremos um resumos sobre quais são os diferentes tipos de feedback: apreciativo, corretivo, formal e o feedforward.
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22O que não fazer: 7 obstáculos para um feedback de qualidadeVídeo Aula
Nesta aula falaremos sobre os 7 obstáculos para um feedback de qualidade e os impactos negativos que eles causam na conversa.
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23ATIVIDADE: Encontre os 7 obstáculos para construção de feedbacks de qualidadeTexto
Nesta aula você vai colocar a mão na massa. Você vai analisar frases de feedbacks e seu desafio é encontrar quais obstáculos aparecem e propor alternativas melhores de solução.
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24Os segredos de bons feedbacks apreciativosVídeo Aula
Nesta aula você vai aprender algumas dicas simples para construir um feedback apreciativo de qualidade.
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25O passo a passo para um feedback corretivoVídeo Aula
Dar feedbacks corretivos não é uma tarefa confortável para o gestor. Nesta aula, você vai conhecer as duas regras de ouro para esse tipo de feedback, e um guia para estruturar essas conversas de maneira mais clara e efetiva.
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26Atividade: Elabore um feedback corretivo utilizando o FRIATexto
Nesta aula você vai colocar a mão na massa. Apresentaremos um estudo de caso e seu desafio será o de estruturar um feedback corretivo seguindo as dicas da aula anterior.
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27Feedback e FeedforwardTexto
Nesta aula compararemos as bases das conversas de feedback e do feedforward.
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28As boas práticas para feedbacks formaisVídeo Aula
A prática de feedback formal é questionada em muitas empresas hoje. É uma conversa geralmente tensa, em que grande parte dos colaboradores sentem que foram injustamente avaliados. Nesta aula, apresentaremos uma proposta de boas práticas para condução dessas conversas.
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29Simulação 6 - Avalie a Miranda realizando um feedback formalVídeo Aula
Nesta aula aplicaremos a teoria que abordamos durante o módulo 3. Você vai acompanhar a gestora Miranda dando um feedback formal para a analista Julia.
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30Atividade: Analise o feedback da aula anteriorTexto
Nesta aula você vai colocar a mão na massa e analisar trechos da fala da Miranda da aula anterior. Seu desafio é o de encontrar quais dicas a Miranda utilizou bem, e em quais momentos ela poderia ter agido diferente.