Interpretação da Norma ISO 9001:2015
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Nesse curso você irá aumentar o seu conhecimento em relação ao entendimento e uma das formas de implementação dos requisitos da Norma ISO 9001:2015, que é composta das seguintes seções:
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Contexto da Organização
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Liderança
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Planejamento;
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Apoio;
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Operação;
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Avaliação de desempenho;
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Melhoria.
A Norma ISO 9001 determina os requisitos que são requeridos para um sistema de gestão da qualidade. Os elementos dessa norma são genéricos, dessa forma, é aplicável a qualquer tipo de atuação da empresa, seja indústria, comercio ou prestadora de serviço.
Os requisitos da norma são genéricos e não estabelece como deve ser implementado e sim o que deve ser implementado, ficando a critério de cada organização avaliar a forma e a melhor ferramenta a ser aplicável.
Revisões e Suas Principais Mudanças
Em 1978 a ISO estabeleceu o comitê técnico ISO / TC 176, cujo objetivo é normatizar o sistema de gestão da qualidade.
No ano de 1987 a família ISO 9000 foi lançada, com as normas 9001, 9002, 9003 e 9004 e teve como foco procedimentos e como enfoque a garantia da qualidade.
A primeira revisão foi realizada em 1994, sete ano após o lançamento, nesse momento foi introduzido o conceito de ações preventivas.
A segunda revisão foi realizada em 2000, mudando o enfoque, antes tratava-se de garantia da qualidade e mudou-se para gestão da qualidade, com isso a qualidade não seria mais garantida apenas pela equipe da qualidade, mas gerida por ela, e a garantia seria dada por todos, fazendo com que a norma expandisse o seu foco.
A terceira revisão foi realizada em 2008, mantendo e reforçando a compatibilidade com a norma ISO 14001 que é direcionada ao sistema de gestão ambiental.
A quarta revisão foi realizada em 2015, introduzindo em toda a norma, um pensamento baseado na gestão de riscos, eliminando a figura do representante da direção, com a criação do requisito liderança. Nessa revisão, foi desenvolvido o anexo SL, cujo objetivo de unificar estruturas, requisitos e terminologia de normas de sistemas de gestão.
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24.1 Entendendo a organização e seu contextoVídeo Aula
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34.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadasVídeo Aula
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44.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidadeVídeo Aula
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54.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processosVídeo Aula
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6Exercício de fixação - Seção 04 - Contexto da organizaçãoQuestionário
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157.1.2 PessoasVídeo Aula
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167.1.3 InfraestruturaVídeo Aula
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177.1.4 Ambiente para a operação dos processosVídeo Aula
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187.1.5 Recursos de monitoramento e mediçãoVídeo Aula
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197.1.6 Conhecimento organizacionalVídeo Aula
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207.2 Competência e 7.3 ConscientizaçãoVídeo Aula
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217.4 ComunicaçãoVídeo Aula
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227.5.1 - 7.5.2 - 7.5.3 - 7.5.4 Informação documentadaVídeo Aula
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23Exercício de fixação - Seção 07 - ApoioQuestionário
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248.1 Planejamento e controle operacionaisVídeo Aula
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258.2.1 - 8.2.2 - 8.2.3 - 8.2.3 - 8.2.4 Requisitos para produtos e serviçosVídeo Aula
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268.3.1 - 8.3.2 - 8.3.3 - 8.3.4 - 8.3.5 - 8.3.6 Projeto e desenvolvimentoVídeo Aula
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278.4.1 - 8.4.2 - 8.4.3 Processos, produtos e serviços providos externamenteVídeo Aula
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288.5.1 - 8.5.2 - 8.5.3 - 8.5.4 - 8.5.5 - 8.5.6 Produção e provisão de serviçoVídeo Aula
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298.6 Liberação de produtos e serviçosVídeo Aula
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308.7 Controle de saídas não conformesVídeo Aula
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31Exercício de fixação - Seção 08 - OperaçãoQuestionário
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329.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação e 9.3 Análise e avaliaçãoVídeo Aula
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339.1.2 Satisfação do clienteVídeo Aula
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349.2 Auditoria internaVídeo Aula
INCLUIR LINK DESTRA CURSO FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO
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359.3.1 - 9.3.2 - 9.3.3 Análise crítica pela direçãoVídeo Aula
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36Exercício de fixação - Seção 09 - Avaliação de desempenhoQuestionário
