Mapeamento de Processos e Indicadores de Desempenho
- Descrição
- Currículo
- FAQ
- Revisões
Objetivos do treinamento:
– Apresentar o conceito de mapeamento de processos na busca da melhoria contínua da eficácia e da eficiência da organização;
– Demonstrar o Mapeamento e a Abordagem de Processos de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 9001 e IATF16949.
Programa:
– Entendendo o que é processo e a gestão por processos;
– Aprendendo a identificar processos e atividades dentro da organização;
– Etapas na criação do mapeamento de processos;
– Ferramentas utilizadas no mapeamento de processos;
– Pontos de controle dos processos e indicadores;
– Exercícios
Definição:
O que é um processo?
– É qualquer sequência de atividades relacionadas para realizar um trabalho;
– Uma específica ordenação de atividades, que tem um objetivo de trabalho através do tempo e do espaço, com um início e um fim, assim como um conjunto claramente definido de entradas e saídas: uma estrutura de ação.
Indicadores do desempenho:
– São medidas ou métricas, usadas para quantificar a eficácia e a eficiência dos processos da empresa.
– São mecanismos que apontarão se a empresa está sendo competitiva, em relação às demandas de seus clientes.
– São medidas da utilização dos recursos da empresa.
– É algo sobre a atividade humana e o estímulo para ações no âmbito da empresa, tendo em vista fazer as coisas cada vez melhores.